Aos 55 anos, Veja quer ressignificar conceito de limpeza doméstica
Marca da Reckitt Hygiene tenta refletir as mudanças da sociedade ao convidar consumidores a verem as tarefas do lar de forma diferente
Aos 55 anos, Veja quer ressignificar conceito de limpeza doméstica
BuscarAos 55 anos, Veja quer ressignificar conceito de limpeza doméstica
BuscarMarca da Reckitt Hygiene tenta refletir as mudanças da sociedade ao convidar consumidores a verem as tarefas do lar de forma diferente
Bárbara Sacchitiello
14 de novembro de 2024 - 11h11
Em muitos casos, limpar a casa é uma tarefa vista como árdua e um tanto cansativa. Ajudar a ressignificar esse cotidiano doméstico, mostrando que o ritual de limpeza pode ser visto como uma forma de preservação do bem-estar e até mesmo parte da construção de um ambiente acolhedor e relaxante é a nova proposta de comunicação da Veja.
A marca da Reckitt Hygiene, aliás, vem acompanhando há bastante tempo as transformações do universo doméstico e da maneira como as pessoas lidam com as tarefas de dentro e fora do lar. Ao ultrapassar o meio século de presença no mercado, Veja vem lidando com o desafio de se conectar com diferentes gerações ao mesmo tempo em que procura ampliar o conceito de que os cuidados do lar são de responsabilidade de todos.
“Manter uma marca relevante e respeitada após 55 anos de mercado exige um equilíbrio entre evolução e preservação de legado”, reconhece Ana Beatriz Guerra, head de marketing de Veja. Segundo ela, é fundamental que a marca seja capaz de acompanhar as transformações da sociedade ao longo dessas cinco décadas, refletindo as novas configurações dos lares e famílias em seus produtos.
Na visão da head de marketing, entre as principais mudanças que impactaram o universo da limpeza ao longo dos últimos anos estão alterações no estilo de vida, aliadas aos avanços tecnológicos e uma consciência maior a respeito de saúde e bem-estar.
Ela recorda que, na época em que Veja foi lançada, a limpeza tinha um papel de manter a casa impecável, representando o quanto aquele lar – e consequentemente, a família que nele morava – eram bem cuidados. “O esforço árduo era algo valorizado e esse papel era majoritariamente ocupado por mulheres”, destaca.
Muita coisa, desde então, evoluiu – e para melhor. Ana considera que hoje existe maior democratização dos cuidados com a casa, que passa a ser cada vez mais dividido entre os diversos membros da família.
“Além disso, a casa deixa de ser uma ‘vitrine’ e passa a ocupar muitos espaços na vida do consumidor. Vimos um movimento onde a casa passa a ser um local de estudo, de exercícios, de relaxamento, de trabalho, e também de receber as pessoas”, acredita.
Desde o início de 2024, Veja vem procurando convidar os consumidores a reverem a forma como enxerguem suas casas – e as tarefas domésticas. O conceito, que ganhou o slogan “Viva sua Casa. Veja Depois”, ganha, agora, novas ações de comunicação para reforçar que a importância de desfrutar cada canto da casa – e de como os produtos de limpeza podem ser aliados nessa tarefa.
A campanha, agora, foca no mais recente lançamento do grupo, o Veja Power Fusion Limpeza Pesada, mostrando personagens que, muitas vezes, têm receio em viver momentos juntos de amigos e familiares, em casa, por medo da sujeira. A ideia dos comerciais é convidar as pessoas a enxergarem além da limpeza.
Ana adianta que, no próximo ano, a marca seguirá explorando esse tema, destacando que as tarefas de limpeza podem ser assimiladas como ferramentas para a criação de um lar mais aconchegante. “Continuaremos com foco em produtos que tragam uma melhor experiência para o dia a dia do consumidor, e sejam aliados para que as experiências sejam vividas sabendo que existem soluções para restaurar a casa depois, e prepará-la para a próxima”, finaliza.
Compartilhe
Veja também
Wizard mira público adulto em campanha que promove aulas online
Escola de idiomas apresenta ˜Efeito WOW˜, conceito criado pela agência Purpple
Campanhas da Semana: clima de fim de ano e brasilidades
Maturatta Friboi quer fazer do churrasco a comida típica de Natal, enquanto Itaú traz celebridades para comemorar mais um ano