Após concorrência global, Almap fica com conta de mídia da Amazon

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Após concorrência global, Almap fica com conta de mídia da Amazon

Maior anunciante do mundo transfere verba da Mediabrands, do IPG, para a OMG, do Omnicom, nas Américas, e para o GroupM, do WPP, na Europa, Oriente Médio, África e Ásia


4 de setembro de 2024 - 18h02

Atriz Ingrid Guimarães na campanha “Pede pra Alexa”, criada pela AlmapBBDO para Amazon (crédito: Reprodução)

A concorrência global pela conta de mídia da Amazon terá reflexos no Brasil, onde a verba, até então com a Mediabrands, migrará para a AlmapBBDO, que já é a agência criativa da empresa no País.

A mudança é consequência da revisão global promovida pela Amazon, vencida pelo WPP e pela Omnicom. Com isso, a conta, até então na Mediabrands, do Interpublic, será dividida entre o GroupM, do WPP, que ficou com as regiões EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e APAC (Ásia-Pacífico), e o Omnicom Media Group (OMG), do grupo Omnicom, que ficou com a região das Américas.

No Brasil, a representante do Omnicom na concorrência global foi a AlmapBBDO, que atende a conta criativa da Amazon desde 2020. A transferência da conta de mídia da Amazon para a holding pode, ainda, fortalecer a atuação da OMG no Brasil (leia mais adiante).

Não entraram na atual concorrência, e, portanto, continuam sendo cuidadas pelo Interpublic, as contas de mídia das divisões Amazon Web Services, Amazon Business e Amazon Ads.

A disputa pela conta de mídia da Amazon durou cerca de seis meses e mobilizou a atenção das maiores holdings globais, afinal, trata-se do maior anunciante do mundo. A Amazon reportou investimento global em publicidade e promoções de US$ 20,3 bilhões em 2023, o que significa queda de 1,5% em relação ao montante de 2022.

No Brasil, a Amazon foi a terceira maior compradora de mídia no ano passado, de acordo com o ranking Agências & Anunciantes, de Meio & Mensagem e Kantar Ibope Media, com investimento de R$ 1,147 bilhão, o que representa alta de 28% em relação a 2022.

Até 2020, a conta de mídia da Amazon era atendida no Brasil pela WMcCann, mas, naquele ano, foi transferida pelo Interpublic para a Mediabrands, que mantém a unidade Rufus focada no trabalho para este cliente.

Globalmente, a Mediabrands atende a Amazon desde 2013, tendo conseguido manter a verba, inclusive, após a concorrência anterior, realizada pelo cliente em 2017.

No Brasil, considerando o consolidado de 2023, a Mediabrands assumiu a liderança do ranking do Cenp-Meios, com as agências que mais intermediam compra de mídia no País.

OMG no Brasil

No ano passado, o Omnicom Media Group (OMG) comprou duas empresas no Brasil: Integer\Outpromo e Global Shopper, especializadas em retail media e connected commerce. O movimento pretende fazer do Brasil o hub de e-commerce da OMG na América Latina.

Neste ano, a operação foi incrementada com a abertura do escritório da Fuse, braço de marketing esportivo.

Com esses movimentos de fortalecimento da operação do OMG no Brasil, a holding norte-americana segue tendência já consolidada em outros grupos, como WPP, Interpublic e Publicis.

Em 2021, foi lançada o WPP Media Services, que, desde então, passou a ocupar espaços e a realizar tarefas antes alocadas nas áreas de mídia de cada uma das agências do grupo, como Ogilvy, VML, Grey e Fbiz.

Naquele mesmo ano de 2021, a Mediabrands, presente no País desde 2017, ganhou fôlego com a adição da MullenLowe ao grupo de empresas que administra.

No início de 2024 foi a vez do Publicis Groupe lançar no Brasil a sua operação de mídia, o Publicis Groupe Media.

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