Após críticas, McDonald’s tira McPicanha do cardápio
Rede de fast food pede desculpas “se o nome escolhido gerou dúvidas”; Procon- SP abriu notificação para investigar o teor do sanduíche e a campanha
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Bárbara Sacchitiello
29 de abril de 2022 - 11h36
Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, 29, o McDonald’s informa que está retirando de seu cardápio, em todo o País, os Novos McPicanha. A decisão acontece após a grande repercussão gerada nessa quinta-feira, 28, quando veio à tona que o sanduíche não continha picanha na composição do hamburguer, como o nome poderia sugerir, e sim molho sabor picanha.
“Esclarecemos que a plataforma recém-lançada denominada “Novos McPicanha” teve esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor com o exclusivo molho sabor picanha, uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzida com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente)”, explicou a rede de fast food, em comunicado.
O McDonald’s também pediu desculpas pelo fato de o nome da linha sugerir algo diferente do que a marca oferecia. Pedimos desculpas se o nome escolhido gerou dúvidas e informamos que estamos avaliando os próximos passos”, finalizou a companhia.
A repercussão em torno da ausência do tipo da carne na composição do sanduíche foi intensa nas redes sociais e rendeu na quinta-feira, 28, uma notificação à Arcos Dorados, representante da rede de fast food no Brasil, por parte do Procon-SP. O órgão determinou que, até o próximo dia 2, a rede apresente a tabela nutricional dos ingredientes dos sanduíches, bem como esclareça se a campanha publicitária continha as informações corretas sobre o alimento.
O assunto veio à tona após a repercussão de um post, feito no Instagram há mais de uma semana, pelo perfil Coma com os Olhos. No post, era explicado que a linha McPicanha não continha, de fato, picanha nos sanduíches porque esse tipo de carne foi retirado do cardápio da rede de fast food e que os banners dos pontos de venda continham a informação de que o Picanha Cheddar Bacon e Picanha Salada Bacon contém molho sabor Picanha e não a carne, em si. A página questionava que tal informação não era claramente passada aos consumidores e que, por isso, faria uma reclamação no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).
O Conar já habia aberto representação na terça-feira, 26, para analisar se a campanha desrespeitou algum dos itens do código de ética da publicidade.
Os novos sabores da linha McPicanha foram lançados com uma grande campanha publicitária que aproveitou a edição de 2022 do Big Brother Brasil. Em uma ação realizada na casa, os participantes puderem experimentar os sanduíches e as cenas gravadas originaram comercial, que foi lançado pela marca na segunda semana de abril. Após a repercussão do episódio desta semana, o vídeo do comercial não estava mais disponível no canal oficial do McDonald’s no YouTube.
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