Assinar

Apple se desculpa por comercial que destrói itens ligados à criatividade humana

Buscar

Apple se desculpa por comercial que destrói itens ligados à criatividade humana

Buscar
Publicidade
Comunicação

Apple se desculpa por comercial que destrói itens ligados à criatividade humana

Big tech tira do ar comercial que seria veiculado na TV e emite comunicado dizendo que errou o tom


10 de maio de 2024 - 8h40

Metrônomo, piano, livros, esculturas e tintas são destruídos e somente iPad sobrevive no comercial criado pela Apple (Crédito: Reprodução)

Na quinta-feira, 10, a Apple emitiu um raro pedido de desculpas, admitindo que errou no tom do comercial que divulgava o novo iPad, lançado nesta semana.

Criado in-house, o filme mostra objetos ligados à criatividade humana, de instrumentos musicais a livros, assim como obras de arte, sendo esmagados por um compressor.

A empresa resolveu chamar o vídeo de “Crush”, palavra que pode tanto significar a afeição por algo ou alguém ou, de maneira mais literal, como mostra o vídeo, destruir alguma coisa.

Quando todos os itens são destruídos, resta somente o novo iPad, que a companhia promete ser o mais fino de todas a gerações já lançadas.

Não demorou para que muitas pessoas, inclusive as que trabalham com criatividade, reagissem negativamente à peça publicitária, já que a mensagem que fica é a da tecnologia destruindo a criatividade humana – a influência da inteligência artificial sobre as ideias e execuções realizadas por humanos é um tema que tem sido extensivamente debatido pela indústria de comunicação, assim como por toda a sociedade.

A companhia, por outro lado, quis ilustrar, por meio da peça, a dimensão do potencial criativo que pode ser depositada e comprimida no iPad.

“Na Apple, a criatividade está em nosso DNA, e é muito importante desenhar produtos que empoderem os criativos por todo o mundo. Nosso objetivo é sempre celebrar a miríade de maneiras com que os usuários se expressam para trazer suas ideias à vida por meio do iPad. Perdemos a mão com esse vídeo e pedimos desculpas”, disse Tor Myhren, vice-presidente de marketing e comunicação da Apple, em comunicado publicado pelo Ad Age.

O vídeo foi lançado no YouTube da Apple na quinta-feira, 9, e na conta do CEO da companhia, Tim Cook, no X (ex-Twitter).

Historicamente, a Apple veicula campanhas que são reconhecidas e premiadas pela comunidade crativa. Filmes como “1984”, “Think Different”, “Get a Mac” e, mais recentemente, “Shot on iPhone” e “The Greatest”, são alguns exemplos.

Publicidade

Compartilhe

Veja também