Assinar

APRO e ONU Mulheres criam metas de equidade no audiovisual

Buscar

APRO e ONU Mulheres criam metas de equidade no audiovisual

Buscar
Publicidade
Comunicação

APRO e ONU Mulheres criam metas de equidade no audiovisual

Parceria se dá por meio da Aliança Sem Estereótipos no Brasil e prevê apoio às ações e práticas para promover a equidade de gênero nos sets de filmagem


8 de fevereiro de 2022 - 15h04

Sarah Buchwitz, vice-presidente de marketing e comunicações da MasterCard, Marianna Souza, presidente-executiva da APRO e Mariana Youssef, sócia-diretora da Paranoid (Crédito: Divulgação)

A Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro) assinou a carta de adesão à Aliança Sem Estereótipos no Brasil, da ONU Mulheres. Lançada no Cannes Lions de 2017, a iniciativa quer promover a igualdade de gênero na publicidade ao eliminar a reprodução de estereótipos.

A nova parceria estabeleceu, incialmente, três metas para impactar o mercado: garantir pelo menos uma diretora na fase de concorrência; porcentagem progressiva na participação de mulheres nas equipes técnicas: 20% de mulheres na composição da equipe no 1º ano, 30% no segundo ano e 50% do total no quarto ano e estimular que as posições de liderança sejam ocupadas por mais mulheres diversas.

“A parceria com a ONU Mulheres é extremamente importante e fundamental para toda a cadeia produtiva. A Aliança Sem Estereótipos já tem um grande engajamento por parte das empresas anunciantes. Nós já vínhamos trabalhando a pauta de equidade de gênero com o FreeTheWork e conseguimos avançar muito no que tange à representatividade de diretoras de cena. No entanto, quando olhamos para o restante do mercado audiovisual e da publicidade e a representatividade em posições de liderança de equipe, vemos que ainda existe um longo caminho pela frente em diversos setores como fotografia, edição e direção de arte, por exemplo”, conta Marianna Souza, presidente-executiva da Apro.

Além de auxiliar agências e anunciantes com ações para o aumento da diversidade, a iniciativa também oferece dados como a pesquisa Todxs, treinamentos exclusivos, participação em eventos, treinamentos internos e produzindo conhecimento por meio de indicadores-chaves de performance (KPIs).

Transformando os bastidores 

Desde 2017, a Aliança Sem Estereótipos avançou criando uma rede de troca de informações e experiências e contribuindo para a construção de campanhas mais igualitárias e plurais. Agora, em um segundo momento, o grupo busca expandir o movimento para toda a cadeia produtiva da indústria criativa, inclusive o mercado audiovisual.

“A parceria com a APRO é estratégica para expansão da atuação da Aliança Sem Estereótipos para o audiovisual bem como para alcance de mais organizações na publicidade. Com seu compromisso de apoio às ações de conscientização, bem como levantamento de dados e o fomento de melhores práticas que visem promover a equidade de gênero dentro dos sets de filmagem, poderemos criar condições para maior presença de mulheres diversas nas equipes”, Daniele Godoy, gerente da Aliança Sem Estereótipos no Brasil. 

**Crédito da imagem do topo: Shutterstock 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • PPA 2024: Conheça os cases vencedores na premiação da Globo

    PPA 2024: Conheça os cases vencedores na premiação da Globo

    Celebração dos trabalhos veiculados na TV e mídias digitais do grupo aconteceu na noite de quinta-feira, 21, e reconheceu seis agências na etapa Nacional

  • AlmapBBDO vence concorrência por todas as marcas da Zamp

    AlmapBBDO vence concorrência por todas as marcas da Zamp

    Agência passa a cuidar da comunicação de Burger King, Popeyes, Starbucks e Subway, antes atendidas por David, Africa e Dentsu