As 50 personalidades criativas mais influentes
Agência brasileira Espalhe Marketing de Guerrilha está na lista anual da revista Creativity
As 50 personalidades criativas mais influentes
BuscarAs 50 personalidades criativas mais influentes
BuscarAgência brasileira Espalhe Marketing de Guerrilha está na lista anual da revista Creativity
Felipe Turlao
10 de julho de 2012 - 8h00
A Creativity lança seu ranking anual de 50 personalidades criativas mais influentes. A oitava edição da lista traz, entre os eleitos, os sócios da Espalhe Marketing de Guerrilha, os únicos que representam o Brasil em meio a feras como Jonathan Mildenhall (Coca-Cola), Rei Inamoto (AKQA) e Nick Law (R/GA). Os brasileiros entraram para uma categoria que a revista nomeou como “New Era Marketers”. Na mesma classificação estão executivos de marketing de empresas como GE, American Express, JC Penney, Lego e Coca-Cola, além do Google Creative Lab.
A lista Creativity 50 é centrada em criatividade publicitária, mas se estende e envolve nomes de segmentos como artes, negócios, tecnologia, cultura popular. Foram relacionadas também pessoas que ajudaram a tornar o mundo um ambiente melhor – elas estão destacadas em uma categoria chamada “World Changers”.
A presença da agência brasileira é justificada pela criatividade em projetos para redes sociais, o que inclui projetos como o das esculturas de Hall’s, o aplicativo Hall’s Causamento, que usou a página do anunciante no Facebook que permitia às pessoas indicarem com quem elas desejavam se casar, o carro de Guaraná Antarctica que levou a festas de carnaval as pessoas com maior quantidade de interação no Facebook, e a ação que convocou internautas brasileiros para uma partida contra o time sub-20 da Costa Rica.
Trabalhos matadores
No final do ano, Ad Age já havia relacionado a Espalhe em duas listas – “10 melhores campanhas nas mídias sociais” e “10 trabalhos criativos mais matadores” –, ambas por conta de uma ação criada para Halls, um projeto focado no sabor uva verde, que seria descontinuado até que centenas de consumidores se mobilizaram via internet pela permanência do produto nas gôndolas. O Halls uva verde foi relançado e prestou homenagem aos fãs, com a montagem de esculturas feitas com as balas (leia mais sobre os projetos da Espalhe).
A Creativity destacou os sócios Cleber Martins, Roberta Paixao e Gustavo Fortes, bem como a capacidade da agência de transformar as marcas em “tópicos de conversa”, a sua equipe multidisciplinar, as técnicas de Relações Públicas e grande quantidade de jornalistas na equipe, e foco nos resultados.
Pelo lado das agências, foram selecionados inovadores como Rei Inamoto (AKQA), Nick Law (R/GA) e dois criativos da argentina Del Campo Nazca S&S. Há ainda na lista, entre outras categorias, os músicos da banda OK Go, o comediante Louis CK, o diretor Jason Zada, os fundadores do Pinterest Ben Silberman e Evan Sharp, o editor de The Guardian Alan Rusbridger (defensor do conceito de open journalism) e o designer Mauro Porcini.
“Durante o ano passado, as contribuições deles mudaram o cenário da criatividade em publicidade, artes, negócios, tecnologia, cultura popular e mais, fazendo do mundo um lugar melhor, mais revigorado, divertido, preocupado e inovador”, resume a Creativity, sobre a lista deste ano.
Confira abaixo todos os relacionados ou clique aqui para ver a lista completa:
Anunciantes da nova era
Linda Boff, Paul Marcum e Katrina Craigwell, General Electric
Jeff Charney, Progressive
Leslie Berland, American Express
Craig Inglis, John Lewis
Ron Johnson, JCPenney
Mads Nipper, Lego
Jonathan Mildenhall e Pio Schunker, Coca-Cola
Martijn Van Der Zee, KLM Airlines
Keith Villa, Blue Moon Brewery
Robert Wong, Google Creative Lab
Inovadores em agências
Jesse Coulter, Jae Goodman e David Messinger, CAA Marketing
Youna Chung, Youbin Bang, Yeonjoo Lee e Misu Yi, Cheil
Rei Inamoto, AKQA
Nick Law, R/GA
Maxi Itzkoff e Mariano Serkin, Del Campo Nazca Saatchi & Saatchi
Ted Royer e Nik Studzinski, Droga5
Glenn Cole, John Boiler, Robert Nakata e Matt Jarvis, 72andSunny
Roberta Paixao, Gustavo Fortes e Cleber Martins, Espalhe Guerilla Marketing
Entretenimento
Aziz Ansari, Comediante
Bjork, Performing Artista
Louis CK, Comediante
Lena Dunham, Diretor/Roteirista/Produtor
Matthew Inman, The Oatmeal
E.L. James, Escritor
OK Go, Músicos/Performers
Kelly Oxford, Comediante
Produção
Brian Carmody e Patrick Milling Smith, Smuggler/Once
Graydon Sheppard, Diretor/Comediante
Petter Westlund, Anders Wahlquist e Pelle Nilsson, B-Reel
Jason Zada, Diretor
Mudam o mundo
Graham Douglas, Redator/Resolvedor de Problemas
Reshma Saujani, Girls Who Code
Evan Strusinski, Food Forager
Olajide Williams, Hip Hop Public Health
Tecnologia e inventividade
Nick Goodman, GoPro
Suran Goonatilake, Bodymetrics
Dustin Mierau, Path
Babak Parviz, Google Project Glass
Ryder Ripps e Jonathan Vingiano, OKFocus
Ben Silberman e Evan Sharp, Pinterest
Gigantes dos games
Eric Hirshberg, Activision
Tim Sweeney, Epic Games
Publishers que mudam o mercado
Alan Rusbridger, The Guardian
Franca Sozzani, Vogue Italia
Richard Turley, Bloomberg Businessweek
Arte/Design/Estilo
Katia Beuachamp, Birchbox
Maurizio Cattelan, Artista
Jonathan Mak, Designer
Mauro Porcini, Designer
Ron Potesky, Pantone
Compartilhe
Veja também
Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade
Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga
Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024
O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024