As agências mais criativas do ano de 2024, segundo o Ad Age
Nova edição do A-List destaca empresas como Weber Shandwick, Wieden+Kennedy, 72andSunny e Mischief @ No Fixed Address
As agências mais criativas do ano de 2024, segundo o Ad Age
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Meio & Mensagem
12 de março de 2024 - 7h39
Do Ad Age
Por mais um ano, o Ad Age divulgou o A-List, avaliação das agências e produtoras dos Estados Unidos que, em um cenário de intensas transformações, vêm conseguindo preservar a essência criativa, prosperando financeiramente e culturalmente.
O veículo admite que, a cada ano, tem sido mais difícil chegar aos nomes do A-List, uma vez que a atuação das agências vem sendo ampliada.
“As agências criativas estão entrando na mídia. As agências de mídia estão se fundindo em uma máquina maior de dados e análises. As empresas de relações públicas estão realizando trabalhos de marketing. Criadores, celebridades e redes de talentos estão demarcando o território das agências. Parcerias e redes são forjadas entre as operações independentes. E todo mundo, ao que parece, quer estar no ramo de consultoria”, diz o Ad Age.
Contudo, as dez agências que compõem o A-List de 2024 se mantém firmes, prosperando culturalmente e financeiramente em meio a essas transformações e, sobretudo, mantendo-se fiéis aos princípios criativos.
As dez agências selecionadas na lista, segundo o veículo, foram escolhidas não apenas pelo potencial criativo, mas pelo desempenho financeiro geral, considerando também elementos como diversidade e impacto cultural.
Veja, abaixo, as dez agências do A-List, do Ad Age, em 2024
10 – Weber Shandwick Collective
Há dois anos, a agência global de relações públicas do Interpublic se reapresentou como um coletivo, em um modelo que permite entregas diversificadas de marketing e comunicação. Atualmente, a agência é responsável pelas ações de popularização e divulgação de marcas que vão desde Barbie até Pringles.
9- Vaynermedia
No ano passado, a agência conquistou as contas de mídia social de marcas como Pepsi e Duracell e promoveu uma revolução do uso da criatividade nessas plataformas. Criada em 2009, na era pré-Instagram e TikTok, a agência conseguiu se tornar sinônimo de comunicação em redes sociais e alcançou, em 2023, faturamento de US$ 209 milhões, um aumento de 9% em relação a 2022.
8- 72andSunny
Quando a Stagwell comprou a 72andSunny, há 14 anos, algumas pessoas pensaram que seria a “morte criativa” da operação. Nos últimos dez anos, contudo, a agência passou a figurar no A-List anualmente, erguendo-se como uma força criativa. Em 2023, a 72andSunny gerou US$ 40 milhões em novos negócios, com marcas como Amazon, Google Sonos, Sleep Number e Wingstop.
7- Translation
Poucas agências podem celebrar o fato de estar, por três anos seguidos, no A-List. É o caso da Translation, que se destaca pelo trabalho de cultura feito para clientes já antigos, como State Farm, Beats e NBA. A agência projetou uma receita de US$ 74 milhões para no ano passado e conquistou novos clientes, como Hulu, Nike, Visa, Puma, Xbox e Eatside Golf.
6- Wieden+Kennedy
No ano passado, a agência se destacou por resgatar o personagem Grimace (que no Brasil tem o nome de Shake) para o McDonald’s, em um trabalho que combinou nostalgia para promover o McLanche Feliz. A agência também cresceu, conquistando 13 novos clientes no ano passando, incluindo CeraVe, Eli Lilly, Tiffany e o Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos.
5- The Martin Agency
A agência esteve no centro de um acalorado debate no ano passado por conta de uma campanha feita para a Solo Stove, em que o rapper Snoop Dogg alegou que estava parando de fumar. O esforço aumentou consideravelmente a popularidade da marca, mas, posteriormente, o então CEO da Solo Stove, John Merris, renunciou ao cargo após um relatório apontar que o marketing não resultou em vendas como a empresa havia planejado. As diversas manchetes de veículos e comentários nas redes sociais, contudo, mostram que a ação funcionou para o cliente. Além disso, a agência ampliou em 20% os novos negócios no ano passado, apesar de perder contas como Santander e Buffalo Wild Wings. A receita cresceu 30% em comparação com 2022.
4- Day One Agency
Para a Day One Agency, o sucesso nas redes sociais não consiste em fazer virais para aproveitar um momento, mas sim promover uma comunicação constante, com conteúdo envolvente que gere uma conexão entre a marca e a comunidade online. A empresa trabalha para clientes como Chipotle, Nike e Converse e mais de um terço da força de trabalho é composta por pessoas da Geração Z.
3- Known
A Known é um caso raro de uma agência de dados que cresce sustentada por uma criatividade arrojada e um modelo de remuneração que coloca até os seus lucros em risco caso os trabalhos não funcionem para os clientes. Com aproximadamente 380 funcionários, a Known tinha, em 2023, uma lista de 25 clientes, entre eles gigantes digitais como Google, Meta, Microsoft, Amazon e TikTok.
2-Highdive
Em 2023, a Highdive, agência sediada em Chicago, estimou uma receita de US$ 31 milhões, um aumento de 21% em relação ao crescimento de 2022, que já havia sido de 20%. É o sétimo ano consecutivo em que a agência cresce na casa dos dois dígitos. Os resultados vêm de uma série de novos clientes, como State Farm, BetMGM e Dollar Shave Club, bem como de relacionamentos já consolidados com marcas como Jeep e Mike’s.
1- Mischief @ No Fixed Address
Segundo o Ad Age, a agência do ano tem registrado uma ascensão meteórica desde a sua fundação, em 2020. A número 1 do A-List em 2024 já havia conseguido o mesmo feito em 2022. E, em 2023, quando não ficou em primeiro, angariou o terceiro lugar. Na década passada, apenas a Wieden+Kennedy manteve-se no pódio por três anos consecutivos. A Mischief declarou ter conseguido um aumento de 31% na receita no ano passado, com a conquista de 19 novos clientes, além de um crescimento orgânico de 67% com os clientes que já estavam na casa. Segundo a agência, no ano passado houve 100% de retenção dos clientes. E isso poderia ter sido ainda maior, já que a agência afirma ter recusado 250 novas oportunidades de negócios. Os 19 novos clientes conquistados em 2023 não foram pelo processo tradicional de concorrência.
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