Assinar

As marcas com maior engajamento emocional

Buscar

As marcas com maior engajamento emocional

Buscar
Publicidade
Comunicação

As marcas com maior engajamento emocional

Claro, Nextel e PagSeguro lideram levantamento da Forebrain com os comerciais que se destacaram em nível de atenção, motivação e memorização


4 de maio de 2017 - 8h20

Atenção, motivação e memorização. Esses três elementos fundamentais na reação emocional de um consumidor à determinada campanha foram mapeados por meio de uma pesquisa da Forebrain. O levantamento foi feito durante o mês de abril e levou em consideração 35 filmes publicitários veiculados nacionalmente na TV e na internet. O principal objetivo foi identificar os comerciais que melhor atendiam a esses propósitos.

Para avaliar o conteúdo dos anúncios, foram reunidas 60 pessoas, que tiveram suas reações monitoradas para que se chegasse a um resultado pautado em informações científicas. Durante o processo, foram utilizadas as tecnologias de análise de padrão de ondas cerebrais e monitoramento dos olhos. O primeiro levantamento feito pela plataforma foi em dezembro do ano passado quando 39 filmes foram avaliados.

“A partir desses insights é possível identificar quais elementos e construções são mais eficazes para mudar percepções e escolhas de diferentes públicos e construir campanhas mais assertivas”, diz Billy Nascimento, co-CEO da Forebrain.

No Índice de Atenção, a Claro lidera um ranking de dez marcas seguida por Samsung, Banco do Brasil, Ricardo Eletro, Casas Bahia, Itaú, Gomes da Costa, Omo, Petrobras Premmia e Secom (anúncio do Governo Federal). O índice de atenção descrito nos resultados da pesquisa avalia o quanto os comerciais apresentados e suas estratégias de comunicação foram efetivos em captar e manter a atenção do telespectador.

https://www.youtube.com/watch?v=v5kfG5GcjD0

No que diz respeito ao Índice de Motivação, a Nextel lidera seguida por JBS, Vanish, Nivea, Neosaldina, Natura, Ipiranga, Itaú, Guaraná Antártica e Ford. O índice de motivação é a emoção do telespectador diante do filme e pode ser positiva ou negativa. “Estratégias que empregam humor normalmente buscam gerar emoções positivas no espectador, enquanto comerciais que abordam situações de dor, perda e conflito naturalmente acabam por gerar uma motivação negativa”, diz o estudo.

https://www.youtube.com/watch?v=XhN9D4Fo6qs

Já quando o tema é Memorização, quesito que identifica como o cérebro consegue armazenar, reter e recuperar diferentes tipos de informação ou experiências, PagSeguro lidera seguido por Casas Bahia, Ricardo Eletro, Oi, Nivea Sun, Banco do Brasil, Claro, Vivo, Ford e BRF.

https://www.youtube.com/watch?v=m0213PSnWlA

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cartola convida jogadores para nova temporada do Brasileirão

    Cartola convida jogadores para nova temporada do Brasileirão

    Embaixadores do fantasy game destacam as vantagens da assinatura em campanha que fala sobre habilidades futebolísticas

  • As agências mais criativas do ano, de acordo com o Ad Age

    As agências mais criativas do ano, de acordo com o Ad Age

    Publicação dos Estados Unidos divulga a lista anual das operações cujos trabalhos criativos e desempenho se sobressaíram na indústria