Autocuidado e entretenimento: os pilares da comunicação da Sanofi
Empresa busca conscientizar os consumidores sobre autocuidado através de ações de entretenimento e impacto social
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Valeria Contado
16 de maio de 2023 - 6h00
Mesmo com as restrições de comunicação vigentes para as empresas do setor farmacêutico, a Sanofi – empresa global especialista em saúde – vem procurando alternativas para se comunicar com seus consumidores e público-alvo. A companhia vem procurando trazer o autocuidado e o entretenimento como parte dos seus pilares de comunicação, para suas quatro categorias de medicamentos: dor, alergia, vitaminas e produtos gastrointestinais.
Segundo Marilia Zanoli, diretora de marketing consumer healthcare na Sanofi, cada uma das marcas desses pilares têm sua particularidade, mas todas possuem a narrativa de incentivar e ensinar os consumidores a se cuidar. “Temos a missão de trazer a saúde para os nossos consumidores. Os ensinamos a se cuidar. Quando eles conseguem fazer o autocuidado, desafogamos o sistema de saúde”, diz.
Por isso, a empresa está desenvolvendo um pilar de edutainment, que mistura um conteúdo educacional com entretenimento. Para que isso aconteça de forma natural, a Sanofi busca narrativas que se conectem com plataformas diferentes e desmistifiquem assuntos, ou que gerem uma conexão rápida.
Um exemplo do funcionamento do pilar de edutainement foi a ação que a Sanofi promoveu no metaverso, “Ready Player Mom”. Na ocasião, a marca Enterogermina, junto com as agências MRM e Druid, convidou as mães de influenciadores para surpreender seus filhos com avatares em suas gameplays. Elas interagiram com eles ao vivo e na frente de seus seguidores nas plataformas de livestream, como Twitch, Youtube e Tik Tok.
O objetivo era conscientizar sobre os hábitos de alimentação dos gamers. “Incentivamos os jovens a cuidar do intestino. Foi uma forma divertida de ajudar os pais nessa tarefa”, explica a diretora.
Além disso, um dos aspectos relevantes na comunicação da Sanofi são as ações de impacto social ou que conversem com os mais diversos consumidores. Marilia Zanoli conta que, todo ano, a marca busca aprofundar suas ações de impacto social. Em 2023, por exemplo, chega à 3ª edição a campanha “Você Compra & Enterogermina Doa” que inicia neste mês de maio.
Neste case, a cada compra do produto realizada nos parceiros participantes, a marca doa R$ 1 para o Projeto Água Segura. O valor arrecadado seria destinado à compra de filtros de água potável para prevenir infecções que causam diarreia e mortalidade infantil.
Para essa edição o projeto subiu de nove para 13 farmácias parceiras e Zanoli explica por quê. “Temos como companhia a missão de, de fato, ter um impacto social além de simplesmente comunicação de marca, é algo que faz parte dos nossos negócios. É uma forma de levarmos saúde e educação para comunidades em alta vulnerabilidade”, diz.
Além dessas campanhas, a marca retornou a publicidade de Allegra, que voltou à mídia com ações em diferentes veículos e no Waze, e uma campanha nacional de Dorflex, que quer se posicionar como a marca do trabalhador brasileiro.
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