Autocuidado e entretenimento: os pilares da comunicação da Sanofi

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Comunicação

Autocuidado e entretenimento: os pilares da comunicação da Sanofi

Empresa busca conscientizar os consumidores sobre autocuidado através de ações de entretenimento e impacto social


16 de maio de 2023 - 6h00

O metaverso foi um dos ambientes utilizados pela Sanofi em suas campanhas (Crédito: Reprodução)

Mesmo com as restrições de comunicação vigentes para as empresas do setor farmacêutico, a Sanofi – empresa global especialista em saúde – vem procurando alternativas para se comunicar com seus consumidores e público-alvo. A companhia vem procurando trazer o autocuidado e o entretenimento como parte dos seus pilares de comunicação, para suas quatro categorias de medicamentos: dor, alergia, vitaminas e produtos gastrointestinais.

Segundo Marilia Zanoli, diretora de marketing consumer healthcare na Sanofi, cada uma das marcas desses pilares têm sua particularidade, mas todas possuem a narrativa de incentivar e ensinar os consumidores a se cuidar. “Temos a missão de trazer a saúde para os nossos consumidores. Os ensinamos a se cuidar. Quando eles conseguem fazer o autocuidado, desafogamos o sistema de saúde”, diz.

Por isso, a empresa está desenvolvendo um pilar de edutainment, que mistura um conteúdo educacional com entretenimento. Para que isso aconteça de forma natural, a Sanofi busca narrativas que se conectem com plataformas diferentes e desmistifiquem assuntos, ou que gerem uma conexão rápida.

Sanofi no metaverso

Um exemplo do funcionamento do pilar de edutainement foi a ação que a Sanofi promoveu no metaverso, “Ready Player Mom”. Na ocasião, a marca Enterogermina, junto com as agências MRM e Druid, convidou as mães de influenciadores para surpreender seus filhos com avatares em suas gameplays. Elas interagiram com eles ao vivo e na frente de seus seguidores nas plataformas de livestream, como Twitch, Youtube e Tik Tok.

O objetivo era conscientizar sobre os hábitos de alimentação dos gamers. “Incentivamos os jovens a cuidar do intestino. Foi uma forma divertida de ajudar os pais nessa tarefa”, explica a diretora.

Investimento social

Além disso, um dos aspectos relevantes na comunicação da Sanofi são as ações de impacto social ou que conversem com os mais diversos consumidores. Marilia Zanoli conta que, todo ano, a marca busca aprofundar suas ações de impacto social. Em 2023, por exemplo, chega à 3ª edição a campanha “Você Compra & Enterogermina Doa” que inicia neste mês de maio.

Neste case, a cada compra do produto realizada nos parceiros participantes, a marca doa R$ 1 para o Projeto Água Segura. O valor arrecadado seria destinado à compra de filtros de água potável para prevenir infecções que causam diarreia e mortalidade infantil.

Para essa edição o projeto subiu de nove para 13 farmácias parceiras e Zanoli explica por quê. “Temos como companhia a missão de, de fato, ter um impacto social além de simplesmente comunicação de marca, é algo que faz parte dos nossos negócios. É uma forma de levarmos saúde e educação para comunidades em alta vulnerabilidade”, diz.

Além dessas campanhas, a marca retornou a publicidade de Allegra, que voltou à mídia com ações em diferentes veículos e no Waze, e uma campanha nacional de Dorflex, que quer se posicionar como a marca do trabalhador brasileiro.

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