Teresa Levin
25 de abril de 2017 - 14h30
O Banco do Brasil anunciou que abriu uma auditoria interna para apurar a notícia divulgada pela Folha de S. Paulo nesta terça-feira, 24, na qual o veículo mostra que soube na semana passada que a Multi Solution seria uma das vencedoras da concorrência promovida pelo banco estatal para a definição das agências de publicidade que atenderão a sua conta. Em um comunicado, informa que “para que não pairem dúvidas, o Banco do Brasil, tão logo tomou conhecimento da reportagem, iniciou auditoria interna para apuração das notícias divulgadas, cujo resultado será determinante para finalização da licitação”. O texto diz ainda que o banco não hesitará em adotar qualquer outro procedimento que julgar necessário. Colocando-se a disposição dos órgãos de controle, o Banco do Brasil diz que já contatou o Tribunal de Contas da União (TCU) “a fim de prestar esclarecimentos que aquela Corte julgue necessários”.
Procurada pela reportagem de Meio & Mensagem, a assessoria do Banco do Brasil reforçou que a concorrência não foi suspensa ou cancelada, pelo contrário, continua em andamento, seguindo todos os prazos determinados previamente no edital. Apesar disso, a homologação do resultado final só será feita após a conclusão do processo de auditoria, que corre de forma independente. Ou seja: caso a definição das vencedoras aconteça antes da conclusão da auditoria, as agências vitoriosas não assinarão os contratos até que ela seja finalizada. Em outro cenário, se os auditores chegarem à conclusão que algo ilícito ocorreu durante a licitação, aí sim o processo poderá ser cancelado.
Paralelamente, a Multi Solution também emitiu um comunicado assinado por Pedro Queirolo, ceo da agência. Nele, o executivo observa que cumpriu todas as exigências da licitação do Banco do Brasil e venceu com um trabalho sério e competente. Lembra ainda que a Multi Solution é reconhecida por construir grandes cases no setor privado e está comemorando 20 anos de atividades em 2017. “Esperamos agora ter a oportunidade de desenvolver projetos diferenciados e inovadores, como está em nosso DNA, também no setor público, com parte da conta do Banco do Brasil”, conclui Queirolo.
Confira abaixo a íntegra do texto enviado pela assessoria do Banco do Brasil à reportagem do Meio & Mensagem abordando outros pontos da concorrência em curso:
“Em relação à reportagem publicada nesta terça-feira (25) sobre o processo de licitação para contratação de agências de publicidade, o Banco do Brasil esclarece que:
I – O processo de licitação para escolha das novas agências de publicidade não está finalizado e obedece rigorosamente a legislação. A definição das classificadas seguiu critérios técnicos, conforme parâmetros previstos em edital público.
II – Para que não pairem dúvidas, o Banco do Brasil, tão logo tomou conhecimento da reportagem, iniciou auditoria interna para apuração das notícias divulgadas, cujo resultado será determinante para finalização da licitação. O Banco do Brasil não hesitará em adotar qualquer outro procedimento que julgar necessário.
III– De forma transparente, nesta quarta-feira (26), o Banco do Brasil dará publicidade a todas as propostas técnicas que foram apresentadas na licitação, junto com as respectivas notas atribuídas pela comissão responsável pela avaliação, o que possibilitará a verificação de todo o processo por qualquer interessado.
IV – Além disso, o Banco do Brasil está à disposição dos órgãos de Controle, tendo já contatado o TCU (Tribunal de Contas da União) a fim de prestar esclarecimentos que aquela Corte julgue necessários.”