BBDO promove Luiz Sanches a CCO dos EUA e Canadá
Criativo brasileiro segue sócio e chairman da AlmapBBDO, onde Filipe Bartholomeu amplia funções como CEO e presidente
BBDO promove Luiz Sanches a CCO dos EUA e Canadá
BuscarBBDO promove Luiz Sanches a CCO dos EUA e Canadá
BuscarCriativo brasileiro segue sócio e chairman da AlmapBBDO, onde Filipe Bartholomeu amplia funções como CEO e presidente
Alexandre Zaghi Lemos
5 de abril de 2022 - 10h03
Filipe Bartholomeu ganha mais espaço no comando da AlmapBBDO com a ampliação às funções globais de Luiz Sanches (Foto: Divulgação)
Sócio e chairman da AlmapBBDO, Luiz Sanches é o novo chief creative officer da BBDO North America, função na qual lidera as áreas criativas dos escritórios da rede nos Estados Unidos e no Canadá. Baseado na sede, em Nova York, Sanches se firma como número dois na hierarquia criativa da BBDO Worldwide, trabalhando diretamente com o global chief creative officer David Lubars, que é também chairman da BBDO North America.
Há 18 anos na rede, Lubars já acumulou o cargo de CCO da BBDO North America. Seu plano de ascensão de novas lideranças inclui outra promoção: Matt MacDonald é o novo CCO do escritório de Nova York (o posto foi ocupado até 2020 por Greg Hahn, co-fundador da Mischief USA). MacDonald, que já ocupou o mesmo cargo na JWT NY e está na BBDO desde 2014, é um dos líderes criativos dos escritórios norte-americanos que, agora, respondem à Sanches. Assim como o CCO da BBDO Canadá, Max Geraldo, que é argentino de nascimento, mas foi criado no Brasil, onde fez carreira na publicidade e chegou a copresidente da Grey.
A ida de Luiz Sanches para o comando criativo da América do Norte vem sendo arquitetada nos últimos meses e é, também, reflexo da importância que a AlmapBBDO tem para a rede. O escritório brasileiro é um dos três pilares criativos da BBDO Worldwide, ao lado da sede nova-iorquina e da AMV BBDO, de Londres. Sanches é um dos seis integrantes do seleto board criativo global da rede e vinha ganhando espaço internacional, a ponto de ser nomeado pelo grupo Omnicom, no ano passado, como global creative lead para a conta de SCJohnson.
Além disso, com o time da AlmapBBDO, teve papel fundamental na concorrência global de criação do Facebook, vencida pela rede no ano passado. Com isso, o escritório brasileiro ficou com as contas locais de criação e mídia do Facebook (ex-W+K). O bom relacionamento com a Meta, iniciado em 2020 com a conta criativa de WhatsApp, garantiu a manutenção desalinhada na Almap das contas locais de mídia de WhatsApp e Instagram, mesmo após a Spark Foundry, do Publicis Groupe, vencer a concorrência internacional promovida pela empresa (já a conta criativa local do Instagram foi entregue para a Africa, também integrante do grupo Omnicom).
Além de SCJohnson e Meta, como CCO da BBDO North America, Sanches irá liderar a criação para contas como Fedex, Bayer e Mars, entre outras. Para dar esse salto, o criativo fez movimentos nos quais abriu mais espaços para outros dois executivos no comando da AlmapBBDO, onde segue como sócio e chairman. Em fevereiro, Marco Gianelli, o Pernil, foi promovido a CCO da agência brasileira. Agora, o sócio e CEO Filipe Bartholomeu passa a ser também presidente para ressaltar a ampliação de suas funções.
“A Almap é a minha casa. Nossos clientes estão conosco pelo nosso jeito de ser, pela nossa crença em criatividade. Portanto, meu primeiro compromisso é com a Almap. E, depois, com a disseminação da nossa cultura pela rede BBDO. Como a casa está brilhando, me convidaram para cuidar do condomínio”, diz Sanches.
Na AlmapBBDO há 28 anos, ele passou pelos cargos de diretor de arte, diretor de criação e diretor executivo de criação até, em 2013, virar sócio da agência. Em 2015, sucedeu Marcello Serpa na liderança criativa e passou a comandar a empresa, tendo a seu lado Filipe Bartholomeu como CEO a partir de 2018.
“Nosso trabalho passou a ter um impacto muito mais global do que teve no passado”, frisa Bartholomeu, que está há 19 anos na Almap. Atualmente, ele comanda a equipe de cerca de 550 pessoas, dedicadas a contas como Bradesco Seguros, Cielo, Gol Linhas Aéreas, Havaianas, O Boticário e Volkswagen.
Compartilhe
Veja também
The Youth e Satelite são as produtoras mais premiadas do País
Ranking Meio & Mensagem mostra que principais prêmios para produtoras atuantes no País são conquistados com filmes criados no exterior
Powerade celebra pausa antes de grandes momentos com astros do futebol
Os jogadores Rodrygo Goes e Lamine Yamal são os rostos da segunda fase da campanha global da marca