Assinar

Bob’s usa humor para se posicionar como ponto de referência no verão

Buscar

Bob’s usa humor para se posicionar como ponto de referência no verão

Buscar
Publicidade
Comunicação

Bob’s usa humor para se posicionar como ponto de referência no verão

Rede de fast food apresenta o “Movimento pelo Refrescamento” já como parte de uma estratégia de comunicação que deve pender para as brincadeiras e memes nas redes sociais


6 de fevereiro de 2025 - 15h53

Bob's

(Crédito: Divulgação)

O período de verão é um dos mais estratégicos, em termos de negócios, para o Bob’s. A época mais quente do ano costuma concentrar lançamentos da rede de fast food, com destaque para as sobremesas e bebidas geladas.

Em 2025, a marca está repetindo essa fórmula, mas, também, quer aproveitar o período para consolidar sua abordagem de comunicação de forma mais leve e bem-humorada.

Essa nova maneira de se conectar com o público, aliás, começou a ser construída no ano passado, quando a Artplan passou a ser a agência de publicidade responsável pela rede de fast food.

“Acreditamos que o poder do marketing mora no timing, na capacidade de se conectar com o que está acontecendo agora, de surpreender e engajar o público de forma criativa”, comenta Renata Brigatti Lange, diretora de marketing do Bob’s.

O verão e o movimento pelo refrescamento do Bob’s

Nesse início de ano, a rede de fast food escolheu fazer brincadeiras sobre a busca das pessoas por algo que as refresca ao longo do verão. Por isso, a marca começou a trabalhar nas redes sociais e em outros canais de mídia a campanha que apresenta o “Movimento pelo Refrescamento”.

Os vídeos convocam as pessoas a darem uma pausa no dia a dia para aliviarem o calor e apresenta as bebidas e sobremesas do Bob’s como opções para esses momentos.

Bob’s ganha força, ressaltando uma de suas principais características, a cremosidade que vem com o tradicional som do canudinho.

Renata explica que o período do verão é um momento-chave para os negócios da marca e que, a cada ano, são realizadas pesquisas para inovar nos produtos e oferecer diferentes opções aos consumidores além das já tradicionais, como o milk shake, que faz parte do cardápio da rede desde 1959.

A diretora de marketing fala que o próprio comportamento dos consumidores dá insights de caminhos e lançamentos que a marca incluirá no cardápio. Um desses movimentos aconteceu, segundo ela, com o retorno da linha de sobremesas geladas feitas com calda de banana caramelada.

“Com o nome ‘Movimento pelo Refrescamento’, convidamos os consumidores a entrarem de cabeça fria nessa experiência, como um escape prazeroso do calorão. A mensagem é leve, divertida e reforça o posicionamento do Bob’s como especialista em refrescância e indulgência”, pontua.

Redes sociais e memes

Ao decidir adotar uma linguagem de comunicação mais divertida e leve, o Bob’s passa a colocar as redes sociais e as conversas que nela acontecem no centro de suas estratégias.

Renata conta que, em 2025, a marca pretende ser ainda mais ativa nas interações nas plataformas digitais. Segundo a diretora, a ideia é fazer com que os perfis do Bob’s nas redes sociais sejam um espaço de conversa genuína.

“Teremos equipes dedicadas a cuidar dessas interações, garantindo que nossa comunicação seja ágil, criativa e conectada ao que está acontecendo no momento. A ideia é transformar cada ponto de contato – seja um comentário, uma trend ou um meme – em oportunidade de engajamento real”, diz.

O humor é um elemento presente na comunicação do segmento de fast food há algum tempo. O Burger King é um dos principais expoentes na utilização de piadas e memes para construir sua comunicação nas redes sociais, aproveitando temas quentes ou assuntos que estão no radar das pessoas e da cultura pop, muitas vezes com provocação direta à concorrência.

O McDonald’s, embora tenha um estilo diferente de comunicação, também vem procurando aproveitar os assuntos em alta nas redes para criar conversas. A rede costuma fazer posts e entrar em assuntos que estejam gerando buzz. Recentemente, logo após a revelação dos indicados ao Oscar, a marca fez um post que mostrava uma batata-frita grande ao lado de outra pequena, com a frase ‘Tal mãe, tal filha’, em referência às indicações de Fernanda Torres ao Oscar deste ano e à de sua mãe, Fernanda Montenegro, à mesma premiação, em 1999.

Na visão da diretora de marketing do Bob´s, o fato de existirem outras marcas apostando no humor reforça que a abordagem tem relevância e engajamento. Mais do que diferenciação, segundo ela, isso demonstra que o segmento é forte, que há demanda e que o consumidor está aberto a esse tipo de comunicação.

O importante na visão da líder de marketing da marca é que cada marca consiga, a partir de uma linguagem descontraída, manter-se alinha à sua identidade.

“Sabemos que o cliente de fast food não é 100% fiel a uma única marca. Ele busca referência, oportunidades e variedade. Por isso, nosso foco é construir campanhas que conversem diretamente com nosso público”, conclui..

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Converse reforça presença da marca na cultura e na música

    Converse reforça presença da marca na cultura e na música

    Campanha homenageia artistas e consumidores que aparecem usando o clássico All Star Chuck Taylor

  • Danubio lança posicionamento com a campanha ‘Viver Leve Faz Bem’

    Danubio lança posicionamento com a campanha ‘Viver Leve Faz Bem’

    Feita em parceria com as agências CBA B+G e Santa Clara, marca tem como objetivo inspirar os consumidores a adotar um estilo de vida mais simples e leve