Brasil tem mais de 7 mil agências no interior
Levantamento realizado pela Fenapro aponta forte crescimento fora das grandes capitais
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Nathalie Ursini
25 de junho de 2014 - 5h28
Levantamento realizado pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) aponta que as cidades do interior dos estados brasileiros somam mais de sete mil agências em operação, o que representa 40% do total das agências no País.
Entre os destaques estão os estados de Minas Gerais, que contabiliza 642 agências no interior, frente 744 na capital; Rio Grande do Sul, que conta com 604 no interior e 628 na capital gaúcha; Paraná com 455 agências no interior e outras 455 na capital; e Santa Catarina, que possui 675 agências no interior contra 253 na capital. O interior paulista lidera o topo do ranking com 3.664 agências instaladas.
De acordo com o presidente da entidade, Gláucio Binder, o número representa que o setor acompanha o crescimento econômico nas várias regiões brasileiras. “À medida que novos polos econômicos vão surgindo ou se consolidando nas diversas regiões, a atividade publicitária também acompanha o processo de descentralização e se fortalece em todo o País”, diz.
Em pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Data Popular, verificou-se que o consumo no interior brasileiro de 2013 foi de R$ 827 bilhões, o que representa 40% do consumo nacional. Da pesquisa foram excluídas, além das capitais, todas as cidades de regiões metropolitanas dos estados.
Apesar desse consumo ser maior que o PIB de países como Chile, Dinamarca e Portugal, as entidades afirmam que ainda há muito para expandir. Segundo Renato Meirelles, presidente do Data Popular, os consumidores de cidades do interior fora das regiões metropolitana tem dinheiro mas não tem ofertas de produtos e nem grandes redes. “Ao mesmo tempo, esse consumidor se mostra mais responsável e racional na compra. Eles pesquisam mais e definem suas compras com base no preço e na qualidade dos produtos, dando menos importância às marcas”, explica.
Por isso, segundo a Fenapro, as perspectivas para a atuação do setor de comunicação no interior brasileiro também são favoráveis, face a importância do papel das agências para auxiliar as empresas a conhecerem esses consumidores e suas referências.
ESTADO
|
Capital
|
Interior
|
TOTAL
|
Acre
|
12
|
0
|
12
|
Alagoas
|
31
|
2
|
33
|
Amapá
|
26
|
1
|
27
|
Amazonas
|
83
|
1
|
84
|
Bahia
|
266
|
213
|
479
|
Ceará
|
273
|
28
|
301
|
Distrito Federal
|
382
|
0
|
382
|
Espírito Santo
|
226
|
176
|
402
|
Goiás
|
266
|
157
|
423
|
Maranhão
|
46
|
8
|
54
|
Mato Grosso
|
84
|
94
|
178
|
Mato Grosso do Sul
|
147
|
76
|
223
|
Minas Gerais
|
744
|
642
|
1.386
|
Pará
|
116
|
46
|
162
|
Paraíba
|
38
|
12
|
50
|
Paraná
|
455
|
455
|
910
|
Pernambuco
|
136
|
88
|
224
|
Piauí
|
54
|
3
|
57
|
Rio de Janeiro
|
884
|
160
|
1.044
|
Rio Grande do Norte
|
67
|
10
|
77
|
Rio Grande do Sul
|
628
|
604
|
1.232
|
Roraima
|
64
|
-33
|
31
|
Rondônia
|
19
|
0
|
19
|
Santa Catarina
|
253
|
675
|
928
|
São Paulo
|
4.879
|
3.664
|
8.543
|
Sergipe
|
56
|
1
|
57
|
Tocantins
|
64
|
19
|
83
|
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