Brexit choca indústria publicitária
Em Cannes, representantes britânicos do setor expressam decepção e preveem incertezas no futuro
Em Cannes, representantes britânicos do setor expressam decepção e preveem incertezas no futuro
(*) Do AdAge
Na manhã de sexta-feira, Martin Sorrell estava concedendo duas entrevistas ao mesmo tempo em Cannes quando soube, por meio do Skype com a Sky TV, que o primeiro ministro britânico David Cameron anunciou sua saída após a votação chocante que confirmou a saída do Reino Unido da União Europeia. “Isso aumenta ainda mais a incerteza”, afirmou o CEO do WPP, que disse ter estendido sua bandeira pessoal para a permanência.
“No curto prazo, o WPP pode acabar se beneficiando da variação de mercado”, afirmou Sorrell. Ele ainda acrescentou que 90% da receita do grupo vem de fora do Reino Unido. Porém, a incerteza “não é boa para os clientes”, afirmou. O executivo ainda acrescentou que “no longo prazo a Grã-Bretanha irá sofrer”.
A indústria publicitária britânica, que estava predominantemente a favor da permanência no bloco, fez grandes campanhas a favor da causa, porém na última quinta-feira, 23, 52% dos eleitores votaram para a saída. O primeiro-ministro, que fez campanha pela permanência, renunciou ao cargo e disse que o país encara tempos de incerteza.
Durante a semana no Festival de Cannes, britânicos que, em sua grande maioria, se abstiveram da votação antes de irem para a Riviera Francesa, opinaram que o placar seria próximo, mas que o país não sairia do bloco. Muitos participantes do festival, depois de sofrerem com a fatiga do fim do evento, ficaram chocados quando acordaram e souberam das notícias vindas da Inglaterra.
O presidente da Fenez Media Marcel Fenez, que estava em uma reunião no lobby do hotel Majestic, na manhã desta sexta-feira, classificou o resultado como “desastroso” e afirmou que “podem ter muitos arrependimentos do resultado”. Isso já pode estar acontecendo no Reino Unido. A U.K. TV entrevistou alguns eleitores que estavam horrorizados com o resultado, já que, apesar de terem votado pela saída como uma forma de protesto, acreditavam que a maioria votaria pela permanência na Europa.
Tradução: Mariana Stocco
Compartilhe
Veja também
Bauducco retoma filmes de Natal com encontro em aeroporto
Desenvolvida pela Galeria, campanha "A Magia do Natal começa com Bauducco" destaca espírito natalino da marca com os Bauducco Panettone e Chocotonne como protagonistas
Itaipava celebra chegada do verão com cooler e Ivete Sangalo
Marca estreia campanha para mostrar a sede do brasileiro pela bebida, com participação da cantora