Burger King premia “queima” de anúncios do McDonald´s
Rede de fast food volta a utilizar o artifício da provocação para chamar a atenção do público
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Renato Rogenski
18 de março de 2019 - 11h55
Além de todo o trabalho de comunicação e branding para fortalecer a sua marca, algumas empresas também são especialistas em provocar a concorrência por meio de suas campanhas. O Burger King é uma delas. Na brincadeira da vez, a rede vai dar um Whopper para os consumidores que “queimarem” o anúncio do seu principal concorrente: o McDonald´s.
Para participar da promoção, que começa nesta segunda-feira, 18, as pessoas precisam apenas apontar o aplicativo do Burger King para qualquer propaganda do rival e clicar na opção “Anúncio Grelhado”. O app usa a realidade aumentada para fazer o resto. Na sequência, o usuário escolhe o restaurante para retirar o seu lanche. Toda a campanha foi criada e desenvolvida pela David São Paulo.
Segundo a agência, o objetivo da ação é promover o BK Express, sistema da rede que passa a permitir que qualquer pessoa faça seu pedido pelo aplicativo, sem a necessidade de pegar fila. “A realidade aumentada é uma ferramenta incrível. E, quando aliada à zoeira, fica ainda melhor. Com ‘Anúncio Grelhado’, hackeamos a concorrência, ressaltando o nosso diferencial, que é o fogo”, diz Rafael Donato, VP de criação da David.
https://youtu.be/m8WcLqFK7yE
Ao longo dos anos, o alvo predileto do Burger King tem sido o McDonald´s. Entre as mais famosas provocações, está uma promoção realizada em outubro de 2017. Na época, durante o Halloween, a rede ofereceu um Whopper de graça para quem visitasse uma de suas lojas vestido de palhaço, principal símbolo da concorrência. O mote da campanha era: “vista-se como um palhaço, coma como um rei” e a estética fazia referência ao filme “It: A coisa”.
Em dezembro do mesmo ano, o Burger King na Alemanha resolveu encaminhar um presente de Natal para o McDonald´s local. Em uma iniciativa cheia de pirotecnia, incluindo o uso de helicóptero, a rede deixou na frente de uma das lojas do rival uma churrasqueira gigante, para que a concorrente passe também a preparar seus lanches na grelha. A campanha foi criada pela agência Grabarz & Partner Werbeagentur GmbH.
No Brasil, uma das provocações mais recentes aconteceu em novembro de 2018. Aproveitando a proximidade do Enem e os lançamentos dos sanduíches de picanha e vegetariano da concorrência, que o Burger King já possui há algum tempo, a marca fez um post em vídeo curto no Facebook. “No sanduíche ou no Enem, é melhor não atrasar. Para bom entendedor, dois lançamentos atrasados bastam”, dizia o anúncio.
https://www.facebook.com/BurgerKingBrasil/videos/2135188030066383/
Imagem de topo: Danny Gallegos/ Unsplash
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