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Comunicação

Buscapé, de Cidade de Deus, ganha curta-metragem da Vivo

Spin-off, realizado com VMLY&R e O2 Filmes, marca os 20 anos do longa de Fernando Meirelles e apresenta parceria com a Motorola


12 de setembro de 2022 - 11h30

Alexandre Rodrigues revive o personagem Buscapé em curta-metragem da Vivo (Crédito: Divulgação)

Há 20 anos estreava Cidade de Deus, longa de Fernando Meirelles que logo se tornaria o segundo filme estrangeiro mais assistido no mundo, segundo a Preply. Nesta segunda-feira, 12, o personagem Buscapé ganha um curta-metragem homônimo.

O spin-off é fruto de uma parceria da Vivo com a Motorola e idealizada pela VMLY&R. Com produção da O2 Filmes e direção de Fred Luz, o filme de 14 minutos mostra o retorno de Buscapé à Cidade de Deus, agora como fotojornalista profissional, para cobrir um evento na comunidade.

“É com prazer que vejo esta história ser revisitada. Desta vez pelas mãos do Fred Luz, que colocou o foco no que há de positivo na comunidade, sua cultura, e não na violência”, comenta Fernando Meirelles, que assina a produção executiva de Buscapé.

Os planos do protagonista — interpretado por Alexandre Rodrigues, mesmo ator do filme original — mudam quando ele se depara com uma descoberta que dá início a uma investigação – conduzida com a ajuda da conexão 5G da Vivo e do novo Motorola Edge 30 Ultra.

Marina Daineze, diretora de marca e comunicação da Vivo, afirma que ter a tecnologia como fio condutor da história é uma maneira de destacar seu papel transformador e, ao mesmo tempo, prestar uma homenagem ao filme, um dos mais emblemáticos do cinema brasileiro.

Estratégia de divulgação
A divulgação do filme conta com uma estratégia de comunicação que envolve mídia exterior nas principais capitais do País, trailer em salas de cinema e mídia online com pílulas de conteúdo que ressaltam as funcionalidades do novo smartphone.

O curta pode ser visto em vivo.com.br/buscape ou no canal da Vivo no YouTube, além de estar disponível na íntegra para assinantes do Vivo Play.

Para Rafael Pitanguy, CCO da VMLY&R, o projeto resgata uma tradição da Vivo de criar conteúdos que homenageiam grandes marcos da cultura brasileira. “Agora, 20 anos depois do lançamento do maior filme brasileiro de todos os tempos, a união da Vivo com a Motorola possibilita a reunião dos principais envolvidos no filme original. Uma celebração histórica, para um filme histórico”, afirma.

Produção e smartphone no centro
A produção de Buscapé traz a participação de nomes que estiveram envolvidos no longa original, como César Charlone, que participou da pré-produção e das primeiras reuniões, visitando locações com Fred Luz.

A pretensão do projeto, explica Luz, é que existisse uma relação clara entre Cidade de Deus e Buscapé, mas ao mesmo tempo construindo uma identidade proprietária para o curta. “Ele não pode ser só um Cidade de Deus refilmado agora, mas é o que muda de lá pra cá, como é que a gente olha para essa obra 20 anos depois e como a gente interpreta as escolhas”.

Também participaram Cecília Homem de Mello, Rodrigo Carvalho, Bia Salgado, Antonio Pinto, Christian Duurvoort e Paulo Lins, autor do livro que deu origem ao filme lançado em 2002.

Para realizar o curta, foram necessários cinco dias de preparação de elenco, três dias de teste para cabelo e maquiagem e quatro diárias de filmagem. No total, 120 pessoas foram mobilizadas e 169 figurantes estiveram na filmagem. O material final conta com algumas cenas feitas com o Motorola Edge 30 Ultra.

“Os smartphones são hoje parte essencial da vida dos consumidores. Com a tecnologia, a criação de conteúdo torna-se cada vez mais viável. Foi por isso que colocamos o smartphone em ação. Sem ter uma câmera profissional, o personagem Buscapé usa o celular na investigação jornalística, com todos os recursos na palma da mão para gerar um conteúdo de qualidade”, diz Andrea Brandi, head de branding da Motorola.

Assista à Buscapé:

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