Assinar

Cadbury retira do ar campanha considerada racista

Buscar

Cadbury retira do ar campanha considerada racista

Buscar
Publicidade
Comunicação

Cadbury retira do ar campanha considerada racista

Peça teria comparado Naomi Campbell a uma barra de chocolate, mas referência não teria sido à cor da pele


31 de maio de 2011 - 3h58

Um anúncio criado pela Fallon para a Cadbury no Reino Unido trazia a seguinte frase: “Sai pra lá Naomi, há uma nova diva na cidade”. A peça, que divulgava o chocolate Bliss, foi acusada de racista. Segundo alegação de quem se sentiu ofendido, ela fazia uma referência à cor da pele da modelo Naomi Campbell.

Segundo a revista Campaign, pessoas próximas à campanha afirmaram que a ideia era se referir a Naomi por conta de seu estilo de diva com comportamento “birrento” – e não à raça.

Entretanto, a modelo e o grupo Operation Black Vote acreditam que a referência tinha a ver com a cor da pele. A própria mãe da modelo deu uma declaração de que Cadbury deveria se envergonhar e perceber que estamos no século XXI, e não mais nos anos 50 do século passado. Um porta-voz do Black Vote diz que a piada é “eurocêntrica” e que ela não tem graça para pessoas de pele negra.

Cadbury não teve escolha senão pedir desculpas e retirar de circulação o anúncio. “Não era nossa intenção produzir nenhuma ação de marketing que pudesse ofender qualquer setor da sociedade”, afirmou a empresa em comunicado.
 
A modelo promete processar a marca por conta da campanha. A peça faz parte de uma ação com 15 anúncios, que terão veiculação encerrada até o final desta semana.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário escolhe Gabriel Medina para apresentar marca masculina

    O Boticário escolhe Gabriel Medina para apresentar marca masculina

    Marca tem investido em novas estratégias e campanhas para ampliar presença entre os homens

  • Mastercard convida fãs a participarem de clipe da Lady Gaga

    Mastercard convida fãs a participarem de clipe da Lady Gaga

    Os brasileiros que desejarem integrar a ação devem ter residência fixa nos Estados Unidos ou Canadá