Campanhas da semana: memes e pautas ambientais no radar
Confira campanhas de marcas como Chevrolet, Pfizer e Tetra Park
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Valeria Contado
27 de agosto de 2021 - 16h46
Campanhas de impacto em social media, com protagonistas que reverberam nesse ambiente, são formas de as agências e marcas se aproximarem mais dos seus clientes, além de abrir conversas e gerar engajamento . A utilização de memes e frases clássicas da internet tem sido uma aposta para muitos segmentos. Em alguns casos, influenciadores também podem ser parte da estratégia de comunicação, como aconteceu com Camila de Lucas, Juliette e Gil do Vigor, ex-BBBs que se tornaram rostos de inúmeras marcas.
Pensando nisso, a Chevrolet trouxe a influenciadora Isadora Nogueira, dona da frase “o velho rico da lancha, sou eu”, para protagonizar campanha que fala sobre o machismo estrutural. No filme criado pela Commonwealth//McCann – divisão da WMcCann para atendimento exclusivo da Chevrolet, a blogueira parafraseia a própria fala trazendo o mote #ADonaSouEu.
Já a Tetra Park revive superstições populares por meio de imagens clássicas da internet. Para a campanha, o influenciador Vittor Fernando se transformou em seu personagem mais clássico: sua mãe. Com bom humor, a marca avisa que os sucos de caixinha não precisam ter conservantes. A comunicação que também conta com animações, spots e gifs foi desenvolvida pela JeffreyGroup.
Quem também entrou na linguagem da internet para alertar os consumidores foi a Pfizer. A empresa farmacêutica utilizou o TikTok para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce de reumatismo. O filme cria pela Greenew firmou a parceria da marca com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).
@vovostiktokersSaiba mais sobre a artrite reumatoide!Viva por inteiro, escolha cuidar de você! Informações em: pfizer.com.br/eutenhoescolha♬ som original – @vovostiktokers
Outro assunto que está em voga para as marcas é a questão da sustentabilidade e cuidados ambientais. A proteção com os recursos naturais é cada vez mais um assunto que vem sendo abordado por grandes anunciantes. Recentemente, a Johnnie Walker transformou o projeto Beach Walker em uma série documental que fala sobre a questão do lixo deixado nas praias e da preservação marinha.
Além dela, a marca de cerveja, Corona, convidou os consumidores a se conectarem mais com a natureza, além de inspirar que as pessoas cuidem melhor dos recursos naturais. A empresa produziu peças para Facebook, Instagram e YouTube, e de trabalhos para out of home.
Já a SOS Mata Atlântica apresenta a campanha Tocha da Vergonha, criada pela GTB. A instituição tem como objetivo chamar a atenção para os índices de desmatamento e queimadas no Brasil. A agência dividiu o grupo de vergonhas em categorias, e fez chamadas para cada uma delas: tratorismo, correntão, motoserragem e queimadas.
Criado pela Wieden+Kennedy São Paulo, para Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato (Opi), o filme “Isolados ou Dizimados” chama atenção para o extermínio de populações indígenas na Amazônia. A campanha tem como objetivo pressionar o governo e a Funai para tomar providências.
O Café Pilão apresenta campanha que reforça a qualidade do grão e destaca os cuidados na produção que a marca traz. O filme criado pela BETC Havas foi filmado a partir da perspectiva do próprio grão.
Com Ana Maria Braga, e comemorando os seus 100 anos de Brasil, o Guaraná Antarctica apresenta promoção que pode render até 100 prêmios. O filme produzido pela agência Soko traz a apresentadora rodeada de objetos com proteção de crochê, representando uma tradição brasileira, e seguindo no conceito de brasilidade que a campanha de 100 anos traz.
https://www.youtube.com/watch?v=gBZRF43UiLc
Já DPZ&T, junto com a perdigão, convidou Ivete Sangalo para uma live Feijokê, que acontece no próximo dia 28, e que faz parte da campanha “O Sabor de Perdigão tem Poder”. O karaokê virtual da cantora contará, ainda, com convidados especiais, como o jogador de vôlei da seleção brasileira, Douglas, Ary Fontoura e Banda Eva.
O apresentador Hugo Gloss é o protagonista da campanha do Whatsapp, criada pela AlmapBBDO. A peça alerta os usuários para o perigo de golpes realizados via aplicativo, e orienta as formas mais seguras de prosseguir em casos de tentativa de golpe.
O Banco digital Linker convida o ex- publicitário e designer, Roberto Cipolla, para protagonizar o primeiro filme da série de filmes que conta histórias reais de empreendedores. A campanha foi criada pela agência Rebu.
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