Cannes: 3 brasileiros no shortlist de Innovation
Área estreante no festival divulga seus finalistas antecipadamente
Cannes: 3 brasileiros no shortlist de Innovation
BuscarCannes: 3 brasileiros no shortlist de Innovation
BuscarÁrea estreante no festival divulga seus finalistas antecipadamente
Alexandre Zaghi Lemos
3 de junho de 2013 - 3h20
Em uma situação inédita, o Festival Internacional de Criatividade de Cannes divulga um shortlist antes do inicio oficial do evento. Trata-se da lista de finalistas na nova área de Innovation – a 16ª do festival –, cujo júri é presidido por David Droga, sócio-fundador da Droga5, e integrado pelo brasileiro Francisco Saboya, diretor do Porto Digital, do Recife.
Entre os 25 projetos finalistas, há três brasileiros: “Espelho de maquiagem virtual”, da ID\ para Natura, que permite uma simulação de como ficaria a maquiagem no rosto das mulheres (leia mais aqui) ; “Sky Rec”, da AgênciaClick Isobar para Sky, no qual a hastag #skyrec funciona como botão de gravação da programação dos canais (leia mais aqui); e “Terra V.I.P.”, da DM9DDB para Terra, em que óculos especiais dão privacidade a usuários de lan houses (veja os vídeos abaixo).
O Brasil estreia bem na área, com menos finalistas apenas que os Estados Unidos e o Reino Unido, que têm quatro cada. Também estão no shortlist dois projetos do Japão e dois da Polônia. Com um case cada, aparecem África do Sul, Austrália, Canadá, Cingapura, Dinamarca, Equador, Finlândia, Holanda, Rússia e Suécia (veja a lista completa aqui). No total, foram inscritos 270 trabalhos de 40 países.
O motivo da antecipação do shortlist é necessidade dos responsáveis por cada projeto estarem em Cannes para apresentá-los ao júri. Estas apresentações são abertas aos delegados participantes do evento e acontecerão no sábado 15 e no domingo 16. Além do Grand Prix, o júri irá conceder Innovation Lions, sem diferença de graduações entre Ouro, Prata e Bronze. Os vencedores serão revelados na terça-feira 18.
A área de Innovation pretende premiar as tecnologias mais inovadoras aplicadas à comunicação, tais como aplicativos, plataformas móveis, equipamentos, produtos e softwares que permitem que as marcas interajam de forma mais eficiente e criativa com os consumidores. O surgimento da nova categoria é decorrência do sucesso em Cannes de cases como Nike+FuelBand, desenvolvido pela R/GA, vencedor dos Grand Prix de Titanium e Cyber de 2012.
“A nossa expectativa é que essa categoria celebre novas ideias e pensamentos que usem a tecnologia e suas capacidades para criar plataformas e ferramentas. Algo que seja maior do que a publicidade. Claro que a tecnologia não é solução para tudo, e sim uma ferramenta fantástica para tornar a publicidade melhor. Até porque, muito da propaganda continuará tendo a ver com emoção e subjetividade. Ferramentas como Google Adwords são importantes, mas a emoção jamais deixará de fazer parte de nossas vidas. Por isso, sempre precisaremos de pessoas para criar pontes entre as marcas e as pessoas”, disse David Droga em entrevista exclusiva do Meio & Mensagem (leia mais aqui).
Outros júris do Festival de Cannes também iniciam trabalhos antecipadamente, via online (leia mais aqui), mas não divulgam shortlists antes do início oficial do evento, que neste ano acontece entre 16 e 22 de junho.
Compartilhe
Veja também
Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade
Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga
Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024
O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024