Cannes homenageia Almap como agência latina da década
Honraria é concedida na edição online do festival de publicidade, que acontece nesta semana
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Renato Rogenski
23 de junho de 2020 - 10h00
Nesta terça-feira, 23, o Cannes Lions homenageou a AlmapBBDO como a Agência latino-americana da década. A honraria foi anunciada na versão online do festival, já que o evento físico foi cancelado em razão da pandemia. O pódio das mais premiadas da região latina foi todo brasileiro, com os escritórios de São Paulo da Ogilvy e da VMLY&R na segunda e terceira colocações, respectivamente. A agência da década da região do Pacífico também foi da rede BBDO: a ColensoBBDO, de Auckland. Na próxima sexta-feira, 26, acontecerá o anuncio da agência global da década, que pode render um novo reconhecimento para a Almap.
Na contagem da organização do Cannes Lions, de 2010 a 2019 a AlmapBBDO conquistou 142 Leões no festival e ganhou três troféus de Agency of the Year nos anos de 2010, 2011 e 2016. Além disso, nessa década ela também foi a segunda mais premiada na edição de 2017 e a terceira mais pontuada em duas ocasiões: 2013 e 2014. Em resumo, a Almap esteve no Top 3 de mais da metade dos festivais de Cannes na década.
Participaram da homenagem online o chairman e chief creative officer da agência Luiz Sanches, o sócio e CEO Filipe Bartholomeu, além de Marcello Serpa e José Luiz Madeira, profissionais fundamentais na construção de toda a trajetória da AlmapBBDO. Em 2015, após vinte e dois anos no comando da agência, Serpa e Madeira deixaram a empresa.
Na soma dos prêmios da década, além do GP conquistado em 2010, a agência trouxe para o Brasil 23 Leões de Ouro, 39 de Prata e 79 de Bronze. O Grand Prix em Press foi concedido pela campanha “Música. Entenda do que é feita”, criada para a Billboard. O anúncio sequencial mostrava o rosto de artistas como Amy Whinehouse, Bono Vox, Britney Spears e Eminen montados a partir de pixels que, quando aproximados, revelavam imagens das inspirações de cada um deles.
De acordo com Luiz Sanches, a homenagem mostra a consistência da agência na busca das melhores soluções criativas para os problemas do cliente em uma década de muitas mudanças para a publicidade, em qualquer lugar do mundo. “Nos últimos dez anos talvez tenhamos sofrido as maiores transformações já vistas na forma de se consumir e produzir conteúdo e publicidade, por conta da tecnologia. E nós soubemos nos reinventar por meio da criatividade”, analisa.
A AlmapBBDO também foi uma das cinco agências convidadas pelo festival para o Short Lions, cujo objetivo é criar um filme sobre a importância da criatividade em nossas vidas. A peça foi apresentada nesta terça no Cannes Live.
Crédito da imagem de topo: divulgação
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