Cannes Predictions: metade da lista é dos EUA
Brasil tem dois cases entre os favoritos para Cannes, de acordo com lista anual da Leo Burnett
Cannes Predictions: metade da lista é dos EUA
BuscarCannes Predictions: metade da lista é dos EUA
BuscarBrasil tem dois cases entre os favoritos para Cannes, de acordo com lista anual da Leo Burnett
Felipe Turlao
8 de junho de 2011 - 11h18
Pelo 24º ano, a Leo Burnett lança um rolo com suas apostas para o Festival de Cannes. A metodologia da agência envolve análise dos outros eventos publicitários, além de consultora com experts do mercado. Desde 2009, a lista deixou de ser focada em comerciais, ampliando o foco para cases integrados e grandes ideias.
O Brasil se faz presente neste ano com dois cases. O primeiro é República Popular do Corinthians, da F/Nazca S&S para Nike, que conquistou o Blue Wave de Campanhas Integradas no Wave Festival de 2011. O outro na lista é “Carinho de Verdade”, da Monumenta de Brasília para o Conselho Nacional de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, do Sesi, que incluiu a projeção “Abraço do Cristo” (leia mais aqui). No ano passado, nenhum case brasileiro foi apontado e, em 2009, somente "Cachorro-Peixe", da AlmapBBDO para Volkswagen, constou na lista (e acabou vingando, pois faturou o Leão de Ouro em Film Lions).
No total, peças de 14 países estão na lista, sendo que os Estados Unidos ficaram com 20 peças, metade do total. Reino Unido e Austrália vieram a seguir, com três peças, seguidos por Brasil, Suécia e Holanda, com dois (a Holanda está presente com os cases “The Entrance” para Heineken, e “Write the Future” para Nike, ambos da Wieden+Kennedy). Também foram citados no Cannes Predictions trabalhos de Alemanha, Espanha, Hong Kong, França, Índia, Nova Zelândia, Argentina e África do Sul.
As agências mais destacadas foram Wieden+Kennedy, com quatro trabalhos, mesmo número das redes Saatchi&Saatchi e Leo Burnett, somando diversos escritórios (incluindo F/Nazca no caso da primeira). Vale ressaltar o desempenho da Chris Milk & Radical Media, que teve dois trabalhos, assim como a R/GA, Droga 5, Mother, BBDO e Ogilvy (essas duas com dois escritórios distintos cada). A rede DDB ficou à frente, com três indicados.
Dentro os anunciantes, destaque para Nike, que teve três campanhas na lista, criadas por Wieden+Kennedy, F/Nazca S&S e R/GA. Além disso, vale mencionar o Google, com ações da Chris Milk e da BBH, e Volkkswagen, com DDB Estocolmo e Deutsch.
Confira a lista completa com os 40 cases:
1) Heineken “The Entrance” – Wieden + Kennedy, Amsterdã, Holanda
2) Target “Kaleidoscopic Fashion Spectacular” – Mother, Nova York, EUA
3) T-Mobile “Welcome Back” – Saatchi & Saatchi, Londres, Reino Unido
4) Ikea “Cats” – Mother, Londres, Reino Unido
5) Carlton Draught “Slo Mo” – Clemenger BBDO, Melbourne, Austrália
6) Diesel “A Brief History” – Santo, Londres, Reino Unido
7) World Wildlife Foundation “Save as WWF” – Jung von Matt, Hamburgo, Alemanha
8) Nike – Football “Write the Future” – Wieden + Kennedy, Amsterdã, Holanda
9) Gatorade “Replay – Season 2+3” – TBWA\Chiat\Day, Los Angeles, EUA
10) Volkswagen – Passat “The Force” – Deutsch, Los Angeles, EUA
11) Sony PlayStation – DC Universe “Mr. Lee” – Leo Burnett, Madri, Espanha
12) FedEx “Exchange Student” – BBDO, Nova York, EUA
13) Shangri-La Hotels “It’s In Our Nature” – Ogilvy, Hong Kong, China
14) Tipp-Ex “A Hunter Shoots a Bear” – Buzzman, Paris, França
15) Google Creative Lab / Arcade Fire “The Wilderness Downtown” – Chris Milk & @radical.media, EUA
16) Coca-Cola – Burn Energy Drink “Ride” – Publicis Mojo, Sidney, Austrália
17) Nike – Basketball “The Film Room” – R\GA, Nova York, EUA
18) Leo Burnett India “The Gandhi Font” – Leo Burnett, Mumbai, Índia
19) Berghs School “Don’t Tell Ashton” – Berghs School, Estocolmo, Suécia
20) Innovative Thunder “Pay With a Tweet” – R\GA, Nova York, EUA
21) Old Spice “Response Campaign” – Wieden + Kennedy, Portland, EUA
22) Puma “After Hours Athlete” – Droga5, New York, EUA
23) Diageo – Bundaberg Rum “Favourable Lie” – Leo Burnett, Sidney, Austrália
24) New Zealand Lotto “Lucky Dog” – DDB, Auckland, Nova Zelândia
25) Domestic Violence Hotline “Mercy Street” – Y&R, Nova York, EUA
26) Carinho de Verdade “The World’s Biggest Hug” – Monumenta, Brasília, Brasil
27) Overturn Prop 8 “Devin & Glenn” – Saatchi & Saatchi, Nova York, EUA
28) Logitech Revue With Google TV “Ivan Cobenk” – Goodby Silverstein & Partners, São Francisco, EUA
29) Allstate “Teen Driver” / “GPS” / “Douglas Fir” – Leo Burnett, Chicago, EUA
30) Bolthouse Farms “Baby Carrots” – Crispin Porter + Bogusky, Boulder, EUA
31) BGH Air Conditioners “Big Noses” – Del Campo Nazca Saatchi & Saatchi, Buenos Aires, Argentina
32) 4th Amendment Wear “Metallic Ink Undertones” – 4th Amendment Wear, Boulder, EUA
33) Nike “Republica Popular do Corinthians” – F/Nazca Saatchi & Saatchi, São Paulo, Brazil
34) IBM “Watson” – Ogilvy & Mather, Nova York, EUA
35) Google – Chrome Browser “Chrome Speed Tests” – BBH & Google Creative Labs, Nova York, EUA
36) Volkswagen – Fun Theory “Speed Camera Lottery” – DDB, Estocolmo, Suécia
37) Drive Dry “They’d Love To Meet You” – Fox P2, Cidade do Cabo, África do Sul
38) Johnny Cash – American IV “The Johnny Cash Project” – Chris Milk & @radical.media, EUA
39) Chrysler – Chrysler 200 “Born In Fire” – Wieden + Kennedy, Portland, EUA
40) Bing / Jay-Z “Decode Jay-Z With Bing” – Droga5, Nova York, EUA
Compartilhe
Veja também
Campanhas da Semana: trilha sonora especial
Hyundai conta com a música Por Você para destacar seus diferenciais, enquanto Jealousy, Jealousy, de Olivia Rodrigo, chama atenção para o excesso de telas em filme da Vivo
Meta cria instalação para mostrar o funcionamento da IA
Realizado no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, projeto “Conversa Infinita”, criado pela Droga5, quer reforçar a importância humana na conexão entre máquinas