Carnaval 2025: as marcas mais lembradas pelos foliões brasileiros
Pesquisa da MindMiners revela preferências dos foliões e indica caminhos para estratégias de marcas no carnaval
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Meio & Mensagem
19 de fevereiro de 2025 - 8h16
Foliões lotam as ruas em busca de diversão e conexão (Créditos: Divulgação)
O Carnaval, uma das maiores festividades brasileiras, já está movimentando o País muito antes de seu início oficial, no dia 1º de março. Diversas marcas, programas de TV e turistas já se programaram para marcar presença nesse evento, que há tempos leva a cultura brasileira para o mundo.
Uma pesquisa da MindMiners, intitulada “Ainda somos o país do Carnaval?”, buscou entender a opinião dos foliões sobre o que eles mais valorizam na festividade.
O consumo de bebidas e alimentos, o uso de roupas confortáveis e a hidratação ficaram no topo da lista. O levantamento revelou que 81% dos foliões consomem bebidas alcoólicas durante os eventos, enquanto 65% consomem alimentos.
Quando perguntados sobre a primeira marca que associam ao Carnaval, 25% das pessoas mencionaram a Brahma, seguida pela Skol (16%), Coca-Cola (5%), Heineken (3%) e Itaipava (3%).
Esses dados abrem oportunidades para as marcas se destacaram no evento e se aproximarem dos consumidores. Algumas empresas já são reconhecidas por suas campanhas ano após ano, e para 2025, muitas estão inovado com experiências imersivas e fora do comum.
Além das bebidas, o feriado também é reconhecido por seus looks icônicos, que brilham tanto nos desfiles oficiais quanto nos bloquinhos populares, com pessoas que aproveitam a ocasião para se arriscar na moda, apostando em visuais ousados e coloridos.
A mesma pesquisa guiada pela MindMiners revelou que, embora a escolha de looks icônicos e diferenciados estejam sempre em alta, 48% dos foliões optam por roupas confortáveis para o evento, enquanto 37% preferem peças esportivas e leves para curtir os blocos. Esses dados trazem um insight valioso: em meio à agitação e ao verão brasilerio, unir conforto e estilo é essencial.
Apesar da grandiosidade e do sucesso da festividade, uma parcela significativa da população ainda prefere o conforto de casa à folia. Dentre os entrevistados pela MindMiners, 58% dizem não ter o hábito de acompanhar o Carnaval, e, entre eles, 70% preferem aproveitar o feriado descansando em casa.
Esse dado representa um desafio para as marcas que desejam investir no Carnaval: o de dialogar com pessoas que curtem o feriado de diferentes modos. Com um público cada vez mais diversificado e exigente, as novas gerações têm prezado cada vez mais por campanhas detalhistas e personalizadas, que estabeleçam uma conexão autêntica entre a marca e o público.
“Esse cenário também abre espaço para que outras indústrias explorem novas oportunidades e ampliem sua presença entre os diferentes perfis de consumidores que vivem a folia de maneiras diversas” explica a CMO da MindMiners, Danielle Almeida.
Oferecer experiências e conteúdos alinhados aos mais diferentes estilos de consumo podem levar uma marca a conquistar ainda mais relevância com o público, fidelizando sua base de clientes.
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