Casas Bahia é lembrada, Vivo é preferida
Estudo do Datafolha para o Meio & Mensagem mostra os comerciais campeões de recall em 2015
Estudo do Datafolha para o Meio & Mensagem mostra os comerciais campeões de recall em 2015
Meio & Mensagem
23 de dezembro de 2015 - 10h30
Como em 2014, Casas Bahia e Coca-Cola seguem sendo neste ano as marcas mais lembradas em propagandas na TV, segundo levantamento de janeiro a novembro. O estudo, realizado com exclusividade pelo Datafolha para o Meio & Mensagem, revela que Casas Bahia também se destaca entre as preferidas do público, na companhia da Vivo.
Casas Bahia é responsável pelas duas taxas mais altas do estudo: 13,7% em janeiro e 12,6% em fevereiro. No caso de Coca-Cola, as maiores taxas de recall ocorrem em março e junho, com 9,1% e 8,2% respectivamente. Vivo aparece nove vezes, com percentuais mais altos entre abril e junho (cerca de 7,5%), se ausentando apenas em janeiro e agosto, enquanto Itaipava (6,5%) e Omo (4,8%) estão presentes em oito observações. Também figuram Dolly (7,1%), com sete índices de destaque, e Seara (8,1%), Samsung (6,8%), Itaú (4,9%) e Jequiti (4,4%) com seis aparições no período analisado.
Já na pesquisa que determina as marcas preferidas da audiência, Vivo e Casas Bahia aparecem em todos os meses. Ambas as marcas apresentam taxas similares ao longo do ano. A Vivo, porém, atinge seu maior percentual em maio, com 4,1%, enquanto Casas Bahia concentra maior taxa em janeiro, 3,1%. Itaipava e Coca-Cola figuram em dez dos 11 meses – a cerveja se ausentou apenas em outubro e, o refrigerante, em abril. Dolly aparece em nove oportunidades e Havaianas, oito. O Boticário se destaca em junho, com a campanha do Dia dos Namorados, responsável pela obtenção de seu melhor índice: 5,2%. Ipiranga e Jequiti despontam em seis e quatro observações respectivamente. OLX detém a taxa mais alta em preferência dos meses analisados: 7,3% em abril.
METODOLOGIA
Técnica: Pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal em pontos de fluxo, com estratificação por sexo e idade. As entrevistas foram realizadas mediante aplicação de questionário estruturado. Universo: População em geral, a partir de 16 anos, residente na cidade de São Paulo. Amostra: Cerca de 600 entrevistas por mês. Data de campo: As entrevistas foram conduzidas de 2ª feira a sábado de todas as semanas de cada mês, de janeiro a novembro de 2015. Margem de erro máxima: 4 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%. Observação: Para seleção das 10 marcas que constam nos rankings de lembrança e preferência, apresentados neste relatório, foram considerados o número de vezes que a marca figurou entre as mais citadas nos rankings de lembrança e preferência ao longo do ano e a média anual.
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