Cenp chega a 20 entidades associadas
Às vésperas da celebração de duas décadas do conselho, ABP e Grupo de Profissionais de Mídia do Rio de Janeiro anunciam associação ao conselho presidido por Caio Barsotti
Às vésperas da celebração de duas décadas do conselho, ABP e Grupo de Profissionais de Mídia do Rio de Janeiro anunciam associação ao conselho presidido por Caio Barsotti
Teresa Levin
6 de março de 2019 - 9h34
O Conselho Executivo de Normas-Padrão (Cenp) ganhou a adesão de duas das mais representativas entidades do mercado publicitário nacional: a Associação Brasileira de Publicidade (ABP) e o Grupo de Mídia do Rio de Janeiro. As entidades anunciaram que agora integram o conselho que atua junto à autorregulação ético-comercial na indústria da comunicação no Brasil. Com isso, o Cenp passa a contar com 20 associações, como Abooh, IAB Brasil, Fenapex, APP Brasil, Grupo de Atendimento & Negócios, Grupo de Planejamento, Grupo de Mídia São Paulo, ARP, ABEP e ABMP. Vale recordar que ainda integram o grupo as entidades fundadoras do Cenp: ABA, Abap, Fenapro, Abert, ANJ, Aner, ABTA e Central de Outdoor.
O Cenp completa 20 anos em 2019 e, para Caio Barsotti, presidente da entidade, alcançar 20 associados neste momento é um bom sinal. “É mais uma demonstração de que o Cenp cumpre seu papel de fórum permanente da publicidade brasileira”, disse, em comunicado. Antônio Jorge Alaby Pinheiro, presidente do Grupo de Mídia do Rio, frisou no mesmo texto que todo mercado precisa de normas e regras. “O Cenp faz isso com muita competência, acompanhando os movimentos do mercado no Brasil e no mundo, a partir das melhores práticas”, pontuou. Ele explicou ainda que, com este movimento, sua expectativa é de que o Grupo de Mídia do Rio participe deste diálogo permanente de aprimoramento das regras éticas. “Defendendo o modelo brasileiro de publicidade”, continuou.
Cenp comemora 20 anos de atuação
Outros movimentos
Os novos associados reforçam a estratégia de consolidar o papel do Cenp como guia do mercado. A adesão de empresas também tem aumentado, como a Discovery Networks Brasil, que tornou-se associada em novembro, o primeiro grupo estrangeiro a filiar-se — também estão entre os associados veículos como Globosat, Abril, Grupo RBS e todas as redes de TV aberta.
No final do ano passado, o Cenp deu um passo na modernização de sua operação com a criação do Conselho de Administração e Governança. Desde então, ele é responsável por todas as atribuições administrativas da entidade, a serem executadas pela Diretoria Executiva, respondendo diretamente à Assembleia Geral. Os integrantes do novo braço do Cenp são Dora Câmara, Gilberto C. Leifert, Luiz Leite, Roberto Mesquita e Rodrigo Lacerda.
Também em 2018 o Cenp lançou os vídeos “A Harmonia Eficaz do Modelo Brasileiro de Publicidade” e “Visão Econômica do Modelo Brasileiro de Publicidade – Geração de valor e bem estar social” , fornecendo argumentos sobre o modelo brasileiro de publicidade e os motivos pelos quais este formato preserva a competitividade da atividade no Brasil. Os vídeos foram produzidos pela Grato Visual Content e têm como base, entre outras fontes, estudos recentes da LCA Consultores e FA Estudos Econômicos. Entre outros assuntos, eles abordam a questão da remuneração das agências, baseada no desconto-padrão. “A evidência maior de que o modelo funciona, e funciona bem, é a adesão maciça a ele, de anunciantes, agência e veículos”, disse Caio.
*Crédito da foto no topo: Vedanti/Pexels
Compartilhe
Veja também
Americanas abre concorrência para escolher agência de publicidade
Rede de varejo trabalha com a WMcCann desde 2018 e abriu processo para rever empresa responsável pelas campanhas e ações de comunicação
KFC presenteia clientes com ossinhos de frango premiados
A ação criada pela DM9 faz referência aos palitos de sorvete premiados, que marcaram os verões brasileiros