Isabella Lessa
3 de dezembro de 2024 - 16h37
Luiz Lara, presidente do Cenp, durante evento promovido pela entidade nesta terça-feira, 3, para apresentar o guia de boas práticas Pacto Cenp (Crédito: Divulgação)
O Fórum de Autorregulamentação do Mercado Publicitário (Cenp), apresentou nesta terça-feira, 3, durante evento realizado em São Paulo, o Pacto Cenp, guia de boas práticas pensadas para construir relações mais sustentáveis entre marcas, agências, veículos e demais agentes da indústria.
Elaborado ao longo de 18 meses, o documento se debruça sobre quatro temas, determinados pelas lideranças que compõem a entidade: concorrências, transparência, sustentabilidade financeira e planos de incentivo.
Regina Augusto, diretora executiva do Cenp, afirmou que relações sustentáveis serão um tema central para a gestão do órgão em 2025. “Esse passou a ser o tema de um dos nossos grupos de trabalho, que se debruçou sobre assuntos difíceis e cruciais para nossa indústria. Ao longo do ano que vem, todos nossos eventos tratarão desse assunto”.
Para divulgar o Pacto Cenp, a AlmapBBDO, responsável pela comunicação da entidade, criou uma campanha pro bono que será divulgada sobretudo nas redes sociais. A agência, que também deu nome à iniciativa, teve a intenção de explicar o que é o Cenp para jovens ingressantes do mercado, compartilhou Ricardo Silveira, o Chester, vice-presidente de creative insights da empresa.
“O Pacto Cenp é um norte, um farol erguido pelo mercado para navegarmos todos de forma autorregulada e perene, mesmo em meio às constantes mudanças apresentadas pelos tempos atuais, mesmo em meio a tantos interesses concorrenciais”, diz o manifesto de apresentação do documento, lido por Chester durante o almoço, que contou com a presença de algumas das principais lideranças do mercado.
Em seu discurso, Luiz Lara, presidente do Cenp, enalteceu a presença das lideranças de outras entidades mantenedoras, como Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), Interactive Advertising Bureau (IAB); Federação Nacional de Agências de Propaganda (Fenapro), entre outras.
“Existem discussões quentes, difíceis, debates e pontos de vista controversos, o que é fundamental. É importante que sejamos capazes de sentar à mesma mesa para conversar. O que nos trouxe até aqui é importante, mas não necessariamente nos levará adiante”, declarou Lara, que também reiterou que o Pacto Cenp não é uma imposição de regras, mas um ponto de partida para a evolução ética e sustentável da indústria.
O Pacto Cenp é gratuito e pode ser baixado neste link.