Champions: o momento Super Bowl da Europa
Marcas disputam a atenção dos telespectadores nos intervalos comerciais da transmissão da partida entre Barcelona e Manchester
Marcas disputam a atenção dos telespectadores nos intervalos comerciais da transmissão da partida entre Barcelona e Manchester
Guilherme Miranda
27 de maio de 2011 - 5h00
A Europa vai parar neste sábado quando Barcelona e Manchester United entrarem no estádio de Wembley, na Inglaterra, para a disputa da final da Uefa Champions League, o campeonato interclubes mais importante do mundo. Em campo, os dois principais clubes de futebol da temporada 2010/2011. Nas arquibancadas, 90 mil torcedores pintarão o templo do futebol inglês de vermelho, azul e grená. Um duelo a parte acontecerá durante os intervalos comerciais da televisão aberta britânica: o duelo das marcas.
Principal patrocinadora da Champions League desde 2005, a Heineken preparou campanhas publicitárias de 60 e 30 segundos, com o slogan “Open your world”, que irão ao ar durante a transmissão do jogo. A cervejaria holandesa anunciou nesta sexta-feira 27, véspera da decisão, que estendeu o contrato de patrocínio à liga até 2015.
Em outra vertente, as gigantes Microsoft e Mc Donald’s aproveitarão a grandiosidade do evento para revelar novos produtos. A primeira lançará o trailer do jogo exclusivo para Xbox 360 Gears of War 3, parte de uma das franquias de maior sucesso da história dos videogames. Já a multinacional do ramo de fastfood vai reafirmar sua forte ligação com o futebol promovendo o Texas Grande, hambúrguer da série de edição limitada Great Tastes of America.
A final da Champions é uma oportunidade de ouro. Os números são impressionantes, o que valeu à transmissão da partida o nome de “o momento Super Bowl da Europa”, rótulo criado pela imprensa britânica. A expressão é uma referência à final da NFL, que em fevereiro deste ano foi assistida por mais de 110 milhões de pessoas.
Para se ter uma ideia do alcance do jogo desse sábado, quando Barcelona e Manchester United decidiram a final do torneio, em 2009, a audiência mundial chegou aos 109 milhões de telespectadores. O número deve ser facilmente superado nesta edição.
O privilégio de aproveitar tamanha exposição tem preço – e é bem salgado. Um espaço entre os oitos blocos de três minutos e meio reservados para intervalos comerciais custa até 225 mil libras.
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