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Comunicação

Cinco tendências para estratégias criativas segundo a Kantar

A partir do prêmio Kantar Creative Effectiveness Awards, instituto elaborou lista com tópicos que podem impactar criação de marcas e agências


13 de junho de 2023 - 6h00

Francisco Bayeux de Araújo, diretor de client management da Kantar

Francisco Bayeux de Araújo, diretor de client management da Kantar (Crédito: Divulgação)

A Kantar apresenta a primeira edição do Kantar Creative Effectiveness Awards no Brasil. A premiação avalia quais campanhas foram as mais eficazes para alavancar as vendas das marcas no curto prazo e, ao mesmo tempo, para construir equity de marca no longo prazo. Divididos entre as categorias de social e digital e de TV, os cases foram avaliados pelos próprios consumidores por meio de uma ferramenta proprietária da Kantar.

Em 2022, os trabalhos brasileiros veiculados no social e em canais digitais mais bem-sucedidos foram: “Keep Walking”, criado pela AlmapBBDO para Johnnie Walker; “Restaurante” e “Tata”, ambos da AKQA São Paulo para o Google. Já a lista das campanhas mais eficazes que foram veiculadas na TV foram:

  1. “Comida de Verdade”, da David São Paulo para Burger King;
  2. “Mamute”, da FCB Brasil para Consul;
  3. “Mortadela Duplamente Defumada”, da Galeria para Seara Gourmet;
  4. “Green Your City”, da Publicis Brasil para Heineken;
  5. “Roupa Sem Data de Validade”, da DPZ para Electrolux, respectivamente.

“O desafio do marketing é deixar as coisas mais simples e, para o Brasil, as tendências otimistas, como a atitude das marcas por um mundo melhor, foram as mais importantes”, comenta Francisco Bayeux de Araújo, diretor de client management da Kantar. “O Burger King, marca que ficou em primeiro lugar, é um bom exemplo sobre como simplificar essa mensagem”, diz, referindo-se à campanha da rede de fast food que dialoga com o conceito de saudabilidade por meio da alimentação sem conservantes e corantes.

Cinco Tendências da Kantar

Com base nas campanhas mais bem avaliadas de 2022, a Kantar identificou cinco tendências que, segundo o instituto, podem impactar as estratégias criativas de marcas e agências:

  • Jornada emocional, que diz respeito ao uso da narrativa e da música para engajar consumidores e criar lembranças que perduram;
  • Escapismo, que também utiliza a nostalgia, mas como forma de oferecer uma realidade alternativa aos desafios e crises contemporâneas;
  • Humor, ingrediente presente há tempos na publicidade brasileira;
  • Simplicidade, que se refere a mensagens claras, fáceis e diretas;
  • Por um mundo melhor, que é a característica que vem marcando muitas ações internas de marcas em torno das premissas do ESG e que, consequentemente, impactam a comunicação para o público final.

 

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