Coca-Cola completa 100 anos de publicidade natalina
Vice-presidente de marketing da empresa no Brasil, Poliana Sousa explica a relação histórica da marca com a data
Coca-Cola completa 100 anos de publicidade natalina
BuscarCoca-Cola completa 100 anos de publicidade natalina
BuscarVice-presidente de marketing da empresa no Brasil, Poliana Sousa explica a relação histórica da marca com a data
Renato Rogenski
28 de outubro de 2020 - 6h00
Em novembro, a Coca-Cola vai lançar “The Letter”, campanha global que marca os 100 anos da relação da companhia de bebidas com o Natal. Criado pela Wieden & Kennedy de Londres, o filme tem direção de Taika Waititi, diretor indicado ao Oscar 2020 de ‘Melhor Filme’ e vencedor da categoria ‘Melhor Roteiro’, ambos com o longa Jojo Rabbit. A animação, que será veiculada em mais de 90 países, conta a história de amor de um pai por sua filha e sua jornada para realizar o pedido da garota. Com a mensagem “Neste Natal, estar junto é o maior presente”, “The Letter” pretende ressaltar em sua narrativa que a verdadeira magia desta época do ano é conectar as pessoas.
Vice-presidente de marketing da Coca-Cola no Brasil, Poliana Sousa explica com mais detalhes a relação histórica da marca com a data e quais são os reflexos para a estratégia de comunicação da empresa no mercado brasileiro .
Meio & Mensagem – Como funciona essa sinergia da marca com a data e quais são os detalhes mais potentes dessa construção ao longo de tanto tempo sob o ponto de vista de marketing?
Poliana Sousa – A Coca-Cola tem uma ligação significativa com essa época do ano, o que faz com que sejamos conhecidos por muitos como “a marca que criou o Papai Noel”. Por isso, é impossível falarmos sobre a nossa história sem citarmos o nosso personagem favorito. Claro que, além dele, temos outros personagens muito importantes para a nossa história, como o duende (Sprite), por exemplo. Mas, a base de toda essa relação com certeza é o Papai Noel. Em 1920, a Coca-Cola fez sua primeira publicidade de Natal, onde mostrou seu primeiro Papai Noel, bem diferente do que conhecemos hoje. Com o passar dos anos, o mundo foi mudando, o marketing foi mudando e o nosso bom velhinho também, mas, em todos esses anos, ele esteve presente em nossas campanhas. Por isso, no nosso TVC deste ano, Noel é um dos personagens principais, e o responsável por transmitir a mensagem “Neste Natal, estar junto é o melhor presente”.
M&M – De que maneira essa “marca” de 100 anos de Natal vai ser trabalhada no Brasil e no mundo, para além do filme principal da campanha?
Poliana Sousa – A nossa ideia é mostrar que a verdadeira magia do Natal é conectar as pessoas, seja pessoalmente ou virtualmente. Para celebrar os 100 anos de Natal, vamos lançar em mais de 90 países a nova campanha global da marca: “The Letter”, que teve direção de Taika Waititi (vencedor do Oscar 2020 com o filme “Jojo Rabbit”). A campanha conta uma história emocionante, mostrando o amor de um pai por sua filha e sua jornada para realizar o pedido de Natal da garota. Esperamos que o lançamento da nossa nova campanha, com a icônica e amada imagem do Papai Noel, traga uma mensagem de esperança no final de um ano muito difícil para tantas pessoas ao redor do mundo.
M&M – Como é ter que pensar estrategicamente para a marca em um ano tão complicado para o País e o mundo?
Poliana Sousa – Toda a campanha de Coca-Cola nasce de uma verdade do consumidor. A gente sempre busca entender como o público se comporta e o que ele tem feito. A partir disso, encontramos qual a melhor forma da marca se encaixar nesse comportamento de forma relevante. O ano de 2020 foi um ano atípico para todos, e para Coca-Cola não foi diferente: pela primeira vez na história, fizemos um silêncio publicitário de dois meses, abrindo mão da nossa comunicação usual para dar espaço para ações voltadas para pessoas e comunidades vulneráveis. Depois disso, voltamos com a campanha “Para toda a humanidade”, trazendo mais uma vez o nosso olhar otimista, positivo e cheio de esperança sobre as pessoas, em um contexto tão inesperado e desafiador.
M&M – Quais são as perspectivas e planos da Coca-Cola em termos de marketing e posicionamento para esse final de 2020 e para o início de 2021?
Poliana Sousa – Esse é nosso start para o Natal. Daqui em diante, estaremos totalmente focados nisso. Além do lançamento do TVC, em novembro, teremos um projeto incrível, onde levaremos as icônicas Caravanas da Coca-Cola para diversas cidades do País, em formatos inusitados e que estejam dentro das diretrizes que os tempos de distanciamento social nos exigem diariamente. Também estamos criando uma versão bem legal do nosso jingle natalino.
Compartilhe
Veja também
Campanhas da semana: inclusão racial na abordagem das marcas
Heineken faz convite à empresas para se comprometerem com a equidade racial, enquanto Embelleze promove uma celebração à ancestralidade
PPA 2024: Conheça os cases vencedores na premiação da Globo
Celebração dos trabalhos veiculados na TV e mídias digitais do grupo aconteceu na noite de quinta-feira, 21, e reconheceu seis agências na etapa Nacional