Coelhinhos da Dolly são suspensos pelo Conar
Conselho de ética avaliou que campanha fere estatuto de autorregulamentação publicitária; marca se surpreende e afirma que comercial é veiculado há 10 anos
Coelhinhos da Dolly são suspensos pelo Conar
BuscarCoelhinhos da Dolly são suspensos pelo Conar
BuscarConselho de ética avaliou que campanha fere estatuto de autorregulamentação publicitária; marca se surpreende e afirma que comercial é veiculado há 10 anos
Bárbara Sacchitiello
31 de maio de 2017 - 16h47
Atualizada em 01/6, às 10h20
O conhecido comercial de Páscoa da marca de refrigerantes Dolly pode não ir mais ao ar. A campanha, que já é veiculada há algum tempo pelo anunciante em comemoração à data, foi julgada e suspensa pelo Conselho de Ética do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) nesta terça-feira, 30. Além da recomendação de suspensão da campanha, o anunciante também recebeu uma advertência.
De acordo com os conselheiros da entidade, o comercial do Guaraná Dolly – que mostra várias crianças fantasiadas de coelhinhos enquanto cantam o famoso jingle da marca – fere um dos artigos do estatuto do Conar que estabelece regras para as campanhas voltadas a produtos e serviços cujo público-alvo são crianças e adolescentes.
Conar suspende campanha do Flamengo
Além disso, a relatora do processo movido contra a marca no Conar também ressaltou que as crianças que aparecem no comercial aparentam ter menos de 3 anos – ou seja, não teriam discernimento para participar de uma campanha de um produto com alto teor de açúcar, como é o caso do refrigerante.
Em comunicado, a empresa Tholor, responsável pela marca Dolly , afirma que ainda não recebeu a notificação para a suspensão do comercial e se diz surpresa pelo julgamento de uma campanha que já circula na mídia há dez anos. “A empresa se surpreende com a notícia, já que a Páscoa foi comemorada há mais 45 dias e o comercial é veiculado anualmente desde 2007 nas principais emissoras de televisão do país, sem nunca ter sido alvo de notificação do órgão”, diz a Tholor. A companhia não afirmou se vai recorrer da decisão.
O processo foi movido contra a Dolly em abril e a campanha, na época, foi veiculada na TV aberta e na internet. Embora o comercial tenha saído da mídia televisiva após o feriado religioso, a campanha ainda pode ser vista na página oficial da marca no Facebook. De acordo com o Conar, o anunciante, até o momento, não entrou com recurso contra a decisão da entidade.
Compartilhe
Veja também
Quem explica o torcedor brasileiro? Betano celebra o futebol em campanha
Patrocinadora do Campeonato Brasileiro destaca a paixão da torcida e anuncia nova edição da Casa Brasileirão Betano para 2025
Como o acordo entre Omnicom e IPG depende de dados e automação
A aquisição é vista como uma forma de ganhar mais força e tamanho em um cenário de mídia em constante mudança