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Como as marcas estão comemorando o Dia da Mulher nos EUA

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Comunicação

Como as marcas estão comemorando o Dia da Mulher nos EUA

Conquistas políticas, econômicas, culturais e sociais das mulheres são celebradas por empresas como Spotify, Hershey's e Twitter


8 de março de 2022 - 18h30

(Crédito: Reprodução)

 

*Por Gillian Follett, ao AdAge

O Dia Internacional da Mulher, celebrado desde 1911, transformou-se em uma data na qual marcas celebram conquistas sociais, econômicas, culturais e políticas das mulheres, enquanto também se manifestam contra as desigualdades, incluindo violência de gênero e discriminação em ambiente de trabalho.

Muitas dessas ações estendem-se por todo período de março, Mês da História da Mulher nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. Confira aqui algumas iniciativas lançadas por marcas neste ano para comemoração da data.

Twitter
O Twitter lançou nesta terça-feira , 8, uma página em sua plataforma comunitária dedicada a projetos de NFT liderados por mulheres. A página, intitulada “Mulheres em NFTs”, pretende ser um espaço para as mulheres compartilharem informações sobre NFTs, apoiarem e se comunicarem umas com as outras. 

Embora o Twitter tenha registrado 375 milhões de tweets relacionados a NFTs desde janeiro de 2021, apenas 32% deles vieram de mulheres, segundo uma pesquisa realizada pela empresa. Além disso, as mulheres correspondem a uma parcela desproporcionalmente menor das vendas de NFT em mercados populares.

Hershey’s
A Hershey’s está homenageando mulheres e meninas destacando a posição central da palavra “she” do seu logotipo em barras de chocolate de edição limitada nos EUA. A campanha inclui a atriz e produtora Mindy Kaling. Esta iniciativa, “Celebrate SHE”, é uma expansão da campanha do ano passado que homenageou mulheres importantes como Gloria Steinem, jornalista e figura-chave no movimento pelos direitos das mulheres, e Katherine Johnson, matemática da NASA.

A campanha convida as pessoas a usarem a hashtag #HerSHE durante o mês de março em fotos de redes sociais de mulheres que veem como heroínas em suas vidas, ou “SHEros”. A Hershey’s fez uma parceria com a EnTribe, uma plataforma de software, para selecionar 50 participantes que ganharão um pacote de chocolates pela publicação das melhores fotos.

“Esta é uma nova ocasião para aquecer corações e reconhecer as mulheres em nossas vidas (seja celebrando suas conquistas ou tudo o que elas são)”, escreveu Alyssa Smith, gerente de marca da Hershey’s, em um post no site da empresa. A Hershey’s também está doando US$ 150.000 para a organização sem fins lucrativos Girls on the Run.

Spotify
O Spotify está comemorando a data com o lançamento de sua campanha “With Love”, (“Com amor”), em português, que gira em torno de três playlists de podcast que apresentam 24 mulheres compartilhando suas histórias com outras mulheres – incluindo seus ‘eus’ anteriores ou outras mulheres que impactaram suas vidas de alguma forma.

A campanha convida essas mulheres, muitas das quais são artistas, criadoras de podcasts ou ativistas, a “dar uma olhada íntima em experiências de uma ampla gama de mulheres” e homenagear outras mulheres em suas vidas.

A plataforma de streaming de áudio também dará continuidade à campanha Equal lançada para comemorar o Dia Internacional da Mulher em 2021. No hub Equal, os usuários podem acessar conteúdos produzidos por artistas mulheres e podcasters. Este ano, planeja expandir essa iniciativa Equal, incluindo a criação de uma playlist que incluirá apenas músicas escritas, produzidas e executadas inteiramente por mulheres.

O Spotify também redesenhará a interface do hub Equal e estenderá seu alcance aos mercados do Oriente Médio, Norte da África e Paquistão. O hub redesenhado destacará organizações internacionais sem fins lucrativos que promovem a igualdade de gênero nas indústrias de música e áudio.

Thinx e Walmart
A Thinx, fabricante de roupas íntimas absorventes, anunciou nesta terça-feira, 8, que expandirá o acesso a seus produtos lançando uma coleção mais acessível chamada “Thinx For All”, ou “Thinx para Todos”. A Thinx venderá a coleção em 558 locais do Walmart e no Walmart.com.

A empresa também anunciou que está colaborando com a Arkansas Women’s Outreach – organização sem fins lucrativos que ajuda mulheres sem-teto a acessar serviços de saúde e outros recursos – para aumentar o acesso a produtos menstruais “confortáveis, eficazes” e “sustentáveis” entre as pessoas em situação de pobreza.

Thinx compartilhou que a “pobreza menstrual” atinge especialmente as jovens, com uma em cada cinco estudantes que responderam à pesquisa estadual de 2021 sobre situação menstrual dizendo que “lutam para comprar produtos menstruais ou não conseguem comprá-los”.

No mês passado, a Kimberly-Clark Corp., fabricante de produtos de menstruação mais tradicionais, como a Kotex, adquiriu uma participação majoritária na Thinx, compartilhando que vê um número crescente de consumidores comprando soluções mais recentes, como as calcinhas absorventes da Thinx.

Comedy Central e o “The Daily Show”
O Comedy Central anunciou uma parceria entre o The Daily Show com Trevor Noah e a Lolly Lolly Ceramics, empresa de cerâmica com sede em Milwaukee, pertencente a mulheres negras. Eles criaram uma coleção limitada de 100 canecas de cerâmica preta e foscas, de alças com formato não convencional, que apresentam o logotipo do The Daily Show.

O primeiro dos três designs retrata a visão da fundadora da Lolly Lolly, Lalese Stamps, sobre as canecas clássicas que ficavam sob as mesas dos anfitriões de programas de talk show por décadas.

“Nunca imaginei que poderia abrir meu próprio caminho tão criativo nos negócios através do MUGS”, disse Stamps. “Estou animada para continuar crescendo e compartilhando minha história. Minha única esperança é inspirar outros jovens negros a acreditarem em si mesmos, cercarem-se de pessoas excelentes e permanecerem fiéis a quem são.”

Com a parceria, o The Daily Show está expandindo seu apoio a pessoas de grupos marginalizados para “destacar vozes sub-representadas” de uma “maneira criativa”, disse a produtora Brittany Radocha em comunicado à imprensa.

Fox e SeeHer
A celebração da Fox Corp. se apoiará no tema do Mês da História da Mulher, “Mulheres Proporcionando Cura, Promovendo Esperança”, apresentando histórias de várias médicas e enfermeiras que trabalharam para combater a pandemia. A Fox exibirá um anúncio em vídeo no horário nobre com médicas e enfermeiras compartilhando suas experiências e compartilhará também conteúdo de vídeo destacando essas mulheres nas redes sociais para o drama médico da Fox “The Resident”.

Para a campanha, conhecida como “She’s a Hero” — “Ela é uma heroína”, em português — a marca está em parceria com o movimento SeeHer, iniciativa liderada pela Associação de Anunciantes Nacionais dos EUA que trabalha para apresentar uma representação autêntica de mulheres e meninas na publicidade e na mídia.

O Bank of America a também entrou recentemente na campanha “She’s a Hero” como patrocinador financeiro da iniciativa Fox.

“Retratar mulheres e meninas autenticamente na mídia é crucial e sabemos o impacto positivo que vem ao compartilhar histórias de mulheres reais”, disse Jeannine Shao Collins, presidente da SeeHer, em comunicado à imprensa. “Estamos ansiosos para destacar essas heroinas no Dia Internacional da Mulher.”

Celebrity Cruises
A Celebrity Cruises, companhia americana de transporte marítimo, está substituindo o “X” do seu logotipo nas suas redes sociais por “XX” — símbolo dos dois cromossomos que mulheres cisgênero possuem. Por 24h, esse logotipo será projetado no navio Celebrity Beyond. A embarcação será liderada pela capitã Kate McCue, que, segundo a empresa, será a primeira mulher a capitanear um navio de cruzeiro nos EUA, quando estrear no final de abril.

Um terço dos oficiais de ponte da Celebrity são mulheres, anunciou a empresa, dizendo ser uma estatística recorde na indústria de cruzeiros. Apenas 2% daqueles que navegam ou auxiliam na navegação de navios em todo o mundo são mulheres, segundo a empresa. Dois anos atrás, 22% dos oficiais de ponte da Celebrity Cruises eram mulheres.

“Estamos muito orgulhosos por sermos pioneiros neste caminho e por mantermos este trabalho para que todos que sonham com uma carreira a bordo de um navio de cruzeiro – sejam eles homens ou mulheres – encontrem um novo \modelo através dos sete mares”, diz a presidente e CEO da Celebrity Cruises, Lisa Lutoff-Perlo, em comunicado de imprensa.

No Dia Internacional da Mulher em 2020, a primeira tripulação exclusivamente feminina liderou um dos cruzeiros da empresa e, em junho de 2021, McCue capitaneou o primeiro navio da Celebrity Cruises a navegar após a pandemia de COVID-19, que encerrou as operações da empresa nos EUA por mais de um ano.

Elvie

A Elvie, marca de tecnologia feminina que vende produtos como bombas de mama vestíveis e treinadores de assoalho pélvico, lançou hoje uma campanha para celebrar as mães e a maneira como seus corpos trabalham para cuidar de seus filhos.

No centro da campanha, chamada de “Smart Bodies”, há um videoclipe com o hino “Smart Bodies” co-escrito por Eva Lazarus, artista multigênero que se baseou em sua experiência como mãe de um garotinho de quase dois anos para produzir as letras junto à agência Mother.

Em um vídeo cheio, Lazarus condena a sexualização dos corpos das mulheres, destacando, em vez disso, sua complexidade biológica. Ela disse à agência americana Ad Age que espera que a música ajude a normalizar as conversas sobre os aspectos físicos da maternidade e as mudanças pós-parto nos corpos das mulheres — e combater a vergonha que a sociedade coloca nas novas mães e nos seus corpos, particularmente em relação ao tabu persistente em torno da amamentação pública.

“Quando temos que falar sobre seios, vagina ou o assoalho pélvico e a função deles, por algum motivo, temos que ter vergonha disso”, disse Lazarus. “Mas temos que cuidar dessas coisas; são importantes.”

A campanha Smart Bodies será veiculada nos EUA e em sete outros mercados em várias plataformas de mídia social, incluindo YouTube, Instagram e TikTok.

Gymshark
A marca de acessórios e roupas fitness Gymshark está trabalhando para desafiar o preconceito de gênero na indústria fitness com sua campanha “We, the Changemakers” — ou “Nós, os geradores de mudança”. A campanha destaca pessoas e grupos que rompem as barreiras existentes para mulheres em ambientes de academias e outras áreas do atletismo.

Começam com o grupo Gym Safe Ladies, uma organização sediada no Reino Unido que destaca a problemática do assédio sexual em academias e cria ambientes fitness seguros para todos os atletas. Ao longo da semana, o Gymshark apresentará o grupo e sua história em seus perfis das redes sociais.

Estes também serão destacados no final do mês: Precious Adams, uma solista júnior do English National Ballet que desafiou o código de vestimenta da organização focado na meia-calça rosa pálido (por não combinar com sua pele escura), e o Yellow Jacket Roller Derby, liga universitária mista no Instituto de Tecnologia da Geórgia que incentiva a inclusão de skatistas da comunidade LGBTQ.

A Gymshark também está buscando indicações para conceder três bolsas de US$10.000 cada para instituições de propriedade de mulheres ou de pessoas do setor de fitness que estão “ativa e publicamente inspirando, educando ou promovendo mudanças para as mulheres”, segundo comunicado de imprensa. Os três vencedores das bolsas também terão a oportunidade de participar de um programa de mentoria.

“Todos nós sabemos quais são os problemas da sociedade para as mulheres”, disse Jodanna Bird, responsável sênior da parte de criação da campanha, em uma entrevista. “Realmente espero que uma campanha como essa mostre às pessoas que a mudança é possível. Nós só temos que sair em nossas próprias comunidades e fazê-lo.”

Infiniti USA e Waze
Nos EUA, ruas nomeadas em homenagem a homens e aos marcos criados para celebrar figuras históricas masculinas se sobrepõem significativamente àqueles que existem para reconhecer mulheres. Nesta data, a Infiniti, divisão de veículos de luxo da Nissan, lançou uma campanha em parceria com o aplicativo de navegação Waze para elevar a presença de pontos turísticos centrados nas mulheres em 14 cidades da América do Norte.

A campanha “Pave It Forward”, algo como “Construa o caminho adiante”, em português, chamará a atenção para pontos de referência que retratam figuras históricas femininas e para empresas pertencentes a mulheres. Ela permite aos usuários do Waze visualizarem os pinos na interface do mapa que correspondem a esses locais e, ao digitar um destino, acompanharem os pontos de referência em sua área.

As empresas consultaram o Museu Nacional da História das Mulheres para escolher marcos históricos notáveis ​​nas 14 cidades participantes, que incluem Filadélfia, Boston, Nova York, Dallas, Washington, D.C. e Toronto.

Instacart
A plataforma de mercearia online Instacart anunciou que está alocando US$ 1 milhão para apoiar a publicidade de marcas de alimentos e bebidas pertencentes a mulheres no site e aplicativo da empresa. Isso marca uma continuação da Iniciativa de Anúncios Instacart lançada em junho de 2021 para fornecer US$ 1 milhão em suporte de publicidade digital para marcas pertencentes a empresários negros.

A Instacart fez parceria com três marcas lideradas por mulheres para lançar a iniciativa: Sweet Loren’s, marca de biscoitos sem glúten e sem laticínios; Three Wishes Cereal, que produz cereais com baixo teor de açúcar; e TWRL Milk Tea, marca de chá de leite orgânico enlatado.

As mulheres representam uma parcela significativa dos usuários da Instacart, de acordo com Ali Miller, chefe de produto de anúncios da empresa. Cerca de 80% dos clientes e 70% dos compradores – aqueles que coletam, compram e entregam os itens encomendados pelos clientes – são mulheres, e uma CEO, Fidji Simo, lidera a empresa, disse Miller em entrevista.

“Nosso objetivo é continuar a identificar e ampliar mais mulheres empreendedoras e marcas com o Instacart Ads para ajudá-las a impulsionar a descoberta e o crescimento dos negócios”, disse Miller em um comunicado à imprensa.

Saks Off 5th e a Women’s Health
O tema do Mês da História da Mulher deste ano, “Mulheres Proporcionando Cura, Promovendo Esperança”, surge depois de dois anos da pressão pandêmica sobre os trabalhadores da linha de frente em hospitais e outros ambientes médicos. A revista Women’s Health e a varejista Saks Off 5th se uniram para lançar um evento que celebra as mulheres profissionais de saúde da linha de frente: o “Recharge Summit”.

A iniciativa começou na sexta-feira com um evento de compras na Saks Off 5th em Nova York, onde mais de 65 profissionais de saúde se reuniram para escolher uma roupa que a marca lhes presenteou.

O dia foi encerrado com um painel de discussão entre mulheres na área de saúde que descreveram o impacto da pandemia em suas carreiras e vidas pessoais. Amanda Kloots, especialista em fitness, autora e co-apresentadora do talk show diurno “The Talk”, e a ginecologista e obstetra Dra. Jessica Shepherd, estavam entre os palestrantes. O segundo dia do encontro, 11 de março, envolve um dia de autocuidado em um spa e clube de bem-estar de Nova York.

“Esta pandemia tem sido um pedágio para todos, globalmente. Mas, para as mulheres, acho que sempre há muito mais que devemos carregar em nossas vidas”, disse Shepherd durante o painel. “Somos o núcleo das nossas vidas, das nossas casas, das nossas famílias, dos nossos espaços. A quantidade de trabalho, empatia e esforço… Compartilhe histórias uns com os outros. Tenha orgulho de quem você é e do que você fez.”

O Saks Off 5th doará US$ 1 para o programa 211 da United Way, que fornece informações sobre recursos, incluindo descontos em alimentos e saúde mental, para cada pessoa que se juntar ao Kloots para um treino em vídeo ao vivo no Instagram da Women’s Health.

Tushy
A “campanha #WeDoShit”, em português, “Nós fazemos cocô”, da marca de bidê Tushy pede que as pessoas celebrem as conquistas de mulheres bem-sucedidas, ao mesmo tempo em que reconhecem que mulheres e meninas, de fato, fazem cocô, apesar de anos de conversas sugerindo o contrário.

Como compartilhou em comunicado à imprensa, a Tushy diz que as mulheres “fazem algumas coisas muito legais que são muito mais importantes do que se preocupar se elas cagam ou não”. Um vídeo da campanha apresenta empresárias e artistas sentadas em um vaso sanitário e discutindo a realidade das funções corporais das mulheres e reconhecendo seus próprios sucessos de carreira.

Cada vez que este vídeo for retuitado na conta do Twitter daTushy desta terça-feira (8), a empresa doará US$ 1 para a Girls with Guts, uma organização sem fins lucrativos que atende mulheres com doença inflamatória intestinal. A Tushy também está vendendo uma camiseta de edição limitada e todos os rendimentos irão para Girls with Guts.

“A vergonha criada em torno do cocô impede as mulheres de viverem autenticamente e, muitas vezes, as força a escolher a dor de estômago e o inchaço ao invés de usar um banheiro público, ou até mesmo mencionar a médicos ou amigos que estão sofrendo de problemas gastrointestinais”, afirmou a empresa.

“Através da campanha #WeDoShit, a TUSHY está em uma missão para acabar com o estigma patriarcal, puritano e arcaico em torno das funções corporais das mulheres para libertá-las da vergonha social.”

**Tradução por Sarah Lídice

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