Como as teles aplicam emoções em suas campanhas
Estudo da Forebrain mostra que humor e influência são recursos estratégicos na aproximação da comunicação das marcas deste setor com o público
Como as teles aplicam emoções em suas campanhas
BuscarComo as teles aplicam emoções em suas campanhas
BuscarEstudo da Forebrain mostra que humor e influência são recursos estratégicos na aproximação da comunicação das marcas deste setor com o público
Apesar de liderar com certa frequência o ranking com maior número de reclamações, segundo o Procon, o setor de telecomunicações consegue despertar associações positivas quando o assunto é publicidade.
Levantamento da consultoria Forebrain, divulgado com exclusividade por Meio & Mensagem, aponta que 7 em cada 10 comerciais de telefonia móvel apresentam uma resposta emocional positiva, que aproxima a audiência.
Grande parte do setor concentra a comunicação em destacar os benefícios dos planos, como promoções e pacotes cada vez maiores de internet e voz.
O estudo aponta três estratégias nos filmes que compõem os 70% mais positivos: discurso do personagem direto com o público (47%), humor (57%) e o uso de celebridades e influenciadores (65%). Esses recursos são capazes de gerar sentimentos positivos na audiência.
Com base no banco de dados BRAIN – com informações relativas a todo o ano de 2017 de mais de 900 comerciais de TV e 148 filmes do setor de telecom – foram avaliados e distribuídos produções nas categorias “institucional”, “telefonia móvel”, “combo”, “internet” e “TV por assinatura”. O estudo mostra que quase 60% da comunicação veiculada na TV pelas empresas de telecomunicações têm sido percebidas como positivas pelo público.
“Os estímulos considerados agradáveis e positivos seriam capazes de gerar um comportamento de aproximação com a marca ou serviço ofertado. Logo, o padrão encontrado no estudo é extremamente relevante para o setor, uma vez que gerar respostas emocionais positivas contribui para estreitar o relacionamento com as marcas e auxilia no processo de fidelização do cliente”, explica Nathalie Lorencini, pesquisadora da Forebrain.
Veja mais insights da pesquisa no infográfico abaixo:
Compartilhe
Veja também
Cartola convida jogadores para nova temporada do Brasileirão
Embaixadores do fantasy game destacam as vantagens da assinatura em campanha que fala sobre habilidades futebolísticas
As agências mais criativas do ano, de acordo com o Ad Age
Publicação dos Estados Unidos divulga a lista anual das operações cujos trabalhos criativos e desempenho se sobressaíram na indústria