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Comunicação

Grupo Boticário quer ampliar a diversidade ao falar de beleza

Iniciativa Beleza Diversa irá disponibilizar imagens para o mercado publicitário e faz parte das metas de ESG da marca


25 de janeiro de 2022 - 6h00

Grupo Boticário disponibilizará as imagens para o mercado publicitário (Crédito: Divulgação)

As marcas O Boticário, Quem Disse, Berenice?, Eudora, Vult, O.U.i e Australian Gold, pertencentes ao Grupo Boticário, lançam o movimento Beleza Diversa, que tem como principal objetivo aumentar a representatividade e diversidade nos anúncios publicitários referentes ao segmento de beleza, englobando pautas como Skin Positivity e Body Positivity.

Por isso, a empresa irá disponibilizar ao mercado fotos de modelos com tons e texturas de peles diferentes umas das outras, para retratar a diversidade brasileira. O projeto faz parte da 3ª edição do projeto Mulheres (In)visíveis, realizado em parceria com a 65|10 e desenvolvida em conjunto com a produtora Silva e com Karla Brights como fotógrafa.

A marca acredita que é necessário que as empresas do grupo participem ativamente da eliminação dos estereótipos relacionados aos movimentos de beleza. “Queremos que o consumidor final se reconheça em nossas comunicações”, comenta Renata Gomide, diretora de marketing do Grupo Boticário.

As imagens serão disponibilizadas no site da marca, com download facilitado. A intenção é que, assim que as mais de 50 imagens ficarem prontas, elas já possam ser usadas nas comunicações da empresa, estampando as campanhas e também as peças das redes sociais.

Além das imagens, com o Beleza Diversa, a marca assume o compromisso de retirar das embalagens palavras que possam se referir a qualquer tipo de estereótipo como “normal” e “perfeito”. Nesse caso, a iniciativa teve início em 2020, com a eliminação de “clareamento” das embalagens e de toda a comunicação, por entender que esse termo poderia conter um viés racista. “Diariamente, seguimos buscando conhecimento e percepções mais adequadas ao contexto em que estamos inseridos, sempre abertos a aprender e evoluir”, reforça a diretora. Até 2024 nenhuma dessas palavras existirão no portfólio da empresa.

Essas iniciativas fazem parte do programa de environmental, social and corporate governance (ESG) de O Boticário, que já conta com ações de inclusão. Internamente, a marca formou, em 2019, os grupos de afinidade atuando dentro de uma dimensão da diversidade: raça e etnia, pessoas com deficiência, gênero, gerações e LGBTI+. Já em 2021, a empresa reforçou sua agenda com o lançamento dos 16 compromissos com o futuro, com o objetivo de alavancar essas políticas internas, até 2030. Desses compromissos, seis são voltados à diversidade até 2030. “Nosso intuito é atuar em toda a cadeia, aumentando a representatividade dos recortes da sociedade em nosso quadro de colaboradores (e liderança)”, reforça Renata.

No pilar de produtos, a empresa trabalhará para construir um portfólio que deve atuar na cobertura cada vez mais diversa e que atenda às necessidades dos consumidores. Por isso, o Grupo conta com a inclusão de grupos minorizados na concepção dos produtos e em questões de atendimento.

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