Como funciona a comunicação dos bancos digitais?
Agências tem a missão de levar relevância, confiança e segurança para a comunicação dos bancos digitais
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Amanda Schnaider
25 de julho de 2023 - 6h05
Os bancos digitais tem se posicionado, literalmente, na palma das mãos dos brasileiros. Isso é o que mostra uma pesquisa realizada pelo Bank of America com base em dados da Sensor Tower, que acompanha informações da Apple Store e Google Play.
O levantamento revelou que somente em janeiro deste ano, aplicativos de bancos digitais totalizaram 15,488 milhões de downloads no País. Sendo que Nubank (2,862 milhões), C6 Bank (1,544 milhão), Inter (1,512 milhão), PicPay (1,501 milhão) e Mercado Pago (1,266 milhão) foram os mais baixados.
“Sem dúvida, esse crescimento é real e vai se acelerar, porque o mercado financeiro é um dos melhores exemplos de como a nossa vida pode ser mais simples com o advento do mundo digital. A relação das pessoas com bancos se dá na palma da mão, com um smartphone”, pontua Claudio Kalim, CEO da Tech and Soul, agência de comunicação que atende ao C6 Bank.
Kalim, inclusive, salienta que o C6 Bank não se considera um banco digital, mas um banco completo, como os tradicionais, que tem o digital como meio. “Os próprios bancos tradicionais, mais antigos, também propõem a cada dia mais o meio digital como plataforma principal para seus clientes”, complementa.
Essa afirmação vai de encontro com os dados da pesquisa, que mostrou que os downloads entre os bancos tradicionais totalizaram 7,375 milhões no primeiro mês deste ano, o que representa uma alta de 18,6% no mês.
Apesar de toda essa penetração no dia a dia dos brasileiros, Mauro Ramalho, CCO da Publicis, agência que atende ao PicPay, explica que como o conceito de instituições financeiras digitais é relativamente novo, o desafio da agência é fazer com o que o consumidor enxergue relevância no serviço.
Com base na natureza dos bancos digitais, a velocidade também é um grande desafio, na visão de Ramalho. “Nesse mercado aplicamos a metodologia test and learning, ou seja, criamos na mesma velocidade em que aprendemos. Na prática, colocamos as ideias no ar e vamos monitorando a performance. Caso seja necessário, ajustamos os ponteiros e fazemos as alterações necessárias”, ressalta.
Para que o consumidor enxergue relevância no serviço e entenda conceitos financeiros, muitas vezes, complexos para parte da população, é preciso que a mensagem seja clara. “Precisamos trazer os serviços para a vida das pessoas e mostrar como eles estão inseridos no dia a dia delas. Não é sobre o banco, mas sobre a vida”, destaca Kalim.
Neste sentido, recentemente a Tech and Soul, a campanha com uma “Carbon Partner” (espécie de gerente digital) e um assessor de investimentos, uma dupla de assessores que auxilia os correntistas nas suas atividades diárias com o banco. Veja abaixo:
O CCO da Publicis salienta que o papel das agências e dos players é estudar o comportamento das pessoas e falar a linguagem delas para que a mensagem da marca seja bem absorvida.
Enxergar relevância no serviço dos bancos digitais também passa pela confiança e segurança no mesmo. Para isso, Kalim ressalta a importância de mostrar isso de forma transparente. Há pouco tempo, a Tech and Soul, criou uma campanha para anunciar que o JP Morgan, o maior banco americano, se tornou acionista do C6 Bank. Segundo o CEO da Tech and Soul, esse tipo de campanha traz credibilidade e segurança para o consumidor.
Comunicar todo o sistema financeiro sem usar nenhum dado pessoal, devido a LGPD, também é uma tarefa complicada para a Publicis, com PicPay. “Trabalhamos todos os layers de comunicação dos produtos PicPay, mas não as informações dos próprios usuários”, esclarece Ramalho.
Além de não trabalhar com dados pessoais, a Publicis utiliza bastante os influenciadores digitais na estratégia de comunicação do PicPay. “Com uma linguagem mais próxima, os influenciadores estabelecem uma conexão com o nosso target de um jeito ainda mais genuíno, então, isso tende a ganhar cada vez mais espaço na nossa comunicação”, complementa o CCO, revelando que a próxima campanha de PicPay contará com grandes e micro influenciadores.
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