Conar condena filme da Renault sobre nordestinos
Apesar da decisão, o próprio anunciante já havia retirado o vídeo das redes sociais em setembro
Conar condena filme da Renault sobre nordestinos
BuscarConar condena filme da Renault sobre nordestinos
BuscarApesar da decisão, o próprio anunciante já havia retirado o vídeo das redes sociais em setembro
Bárbara Sacchitiello
6 de outubro de 2017 - 11h06
(Crédito: Reprodução)
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) determinou que a Renault altere a campanha “Renografias III – Viajar Quebra Preconceitos”, que gerou uma grande polêmica nas redes sociais no mês de agosto. Bem antes da decisão do Conselho, no entanto, o próprio anunciante já havia retirado a campanha do ar.
Publicado nos perfis da Renault Brasil no Facebook, Twitter e Youtube, o vídeo tinha como título “Nordestino São Preguiçosos”. Nas cenas, um rapaz aparecia passeando por pontos turísticos do Nordeste e reclamava que não podia conhecer mais lugares porque todo o comércio estava fechado. Nesse momento, o rapaz dizia a frase “a gente sabe que nordestino não gosta de trabalhar”. Em seguida, o personagem era surpreendido ao olhar um comentário em seu celular e perceber que era domingo – fato que explicaria o comércio fechado naquele momento.
Assim que a campanha entrou no ar, a marca de automóveis recebeu muitas críticas e acusações de ter – ao contrário do que o título da ação insinua – perpetuado estereótipos sobre determinadas regiões do País.
Por que a Renault tirou sua campanha do ar
No início de setembro, na ocasião da polêmica, a marca divulgou um comunicado informando que havia retirado o comercial das redes sócias em respeito às pessoas que se sentiram ofendidas com a mensagem. ““Em respeito às pessoas que se sentiram ofendidas com o material, por terem entendido a campanha em sentido contrário ao originalmente proposto, a Renault retirou do ar os vídeos ainda no domingo, menos de 24 horas após eles terem sido veiculados. A empresa reitera seu total respeito e admiração não apenas aos cidadãos do Nordeste, mas por todos os brasileiros e pelo Brasil, país onde orgulhosamente produz desde 1998”, disse a marca, na ocasião.
Embora a Renault tenha retirado o filme do ar, algumas pessoas voltaram a postar a peça no YouTube. Assista:
Compartilhe
Veja também
Cartola convida jogadores para nova temporada do Brasileirão
Embaixadores do fantasy game destacam as vantagens da assinatura em campanha que fala sobre habilidades futebolísticas
As agências mais criativas do ano, de acordo com o Ad Age
Publicação dos Estados Unidos divulga a lista anual das operações cujos trabalhos criativos e desempenho se sobressaíram na indústria