Assinar

Conar condena filme da Renault sobre nordestinos

Buscar

Conar condena filme da Renault sobre nordestinos

Buscar
Publicidade
Comunicação

Conar condena filme da Renault sobre nordestinos

Apesar da decisão, o próprio anunciante já havia retirado o vídeo das redes sociais em setembro


6 de outubro de 2017 - 11h06

(Crédito: Reprodução)

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) determinou que a Renault altere a campanha “Renografias III – Viajar Quebra Preconceitos”, que gerou uma grande polêmica nas redes sociais no mês de agosto. Bem antes da decisão do Conselho, no entanto, o próprio anunciante já havia retirado a campanha do ar.

Publicado nos perfis da Renault Brasil no Facebook, Twitter e Youtube, o vídeo tinha como título “Nordestino São Preguiçosos”. Nas cenas, um rapaz aparecia passeando por pontos turísticos do Nordeste e reclamava que não podia conhecer mais lugares porque todo o comércio estava fechado. Nesse momento, o rapaz dizia a frase “a gente sabe que nordestino não gosta de trabalhar”. Em seguida, o personagem era surpreendido ao olhar um comentário em seu celular e perceber que era domingo – fato que explicaria o comércio fechado naquele momento.

Assim que a campanha entrou no ar, a marca de automóveis recebeu muitas críticas e acusações de ter – ao contrário do que o título da ação insinua – perpetuado estereótipos sobre determinadas regiões do País.

Diante da repercussão negativa, a própria Renault decidiu tirar a campanha do ar alguns dias depois. Pela decisão do Conar, divulgada nessa quinta-feira, 5, em reunião do Conselho de Ética, a Renault pode voltar a veicular a campanha desde que sejam feitas alterações no filme, de acordo com o determinado pelos membros do Conselho. A marca não divulgou o nome da agência responsável pela peça.

No início de setembro, na ocasião da polêmica, a marca divulgou um comunicado informando que havia retirado o comercial das redes sócias em respeito às pessoas que se sentiram ofendidas com a mensagem. ““Em respeito às pessoas que se sentiram ofendidas com o material, por terem entendido a campanha em sentido contrário ao originalmente proposto, a Renault retirou do ar os vídeos ainda no domingo, menos de 24 horas após eles terem sido veiculados. A empresa reitera seu total respeito e admiração não apenas aos cidadãos do Nordeste, mas por todos os brasileiros e pelo Brasil, país onde orgulhosamente produz desde 1998”, disse a marca, na ocasião.

Embora a Renault tenha retirado o filme do ar, algumas pessoas voltaram a postar a peça no YouTube. Assista:

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cartola convida jogadores para nova temporada do Brasileirão

    Cartola convida jogadores para nova temporada do Brasileirão

    Embaixadores do fantasy game destacam as vantagens da assinatura em campanha que fala sobre habilidades futebolísticas

  • As agências mais criativas do ano, de acordo com o Ad Age

    As agências mais criativas do ano, de acordo com o Ad Age

    Publicação dos Estados Unidos divulga a lista anual das operações cujos trabalhos criativos e desempenho se sobressaíram na indústria