Assinar

Conar cria grupo de trabalho sobre sustentabilidade

Buscar

Conar cria grupo de trabalho sobre sustentabilidade

Buscar
Publicidade
Comunicação

Conar cria grupo de trabalho sobre sustentabilidade

Principal missão do grupo será avaliar e combater eventuais apelos enganosos sobre questões ambientais em peças e mensagens publicitárias


14 de abril de 2025 - 15h10

Conar sustentabilidade

(Crédito: Shutterstock)

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) criou um grupo de trabalho voltado especificamente para analisar o teor de peças publicitárias que tenham como apelo a sustentabilidade e temáticas ambientais.

De acordo com o Conar, o principal trabalho desse grupo será combater eventuais apelos enganosos ou vazios em campanhas e anúncios com essas temáticas, prática conhecida como greenwashing.

A criação desse grupo específico foi feita a partir de um pedido da Associação Nacional de Jornais (ANJ), uma das entidades fundadoras do Conar.

Além da avaliação do teor das peças publicitárias, o grupo também terá a responsabilidade de apoiar a legítima divulgação dos aspectos ambientalmente benéficos e avaliar a consistência e atualidade do teor e da aplicação das regras e princípios éticos.

“O pedido da ANJ reconhece que a proteção do meio ambiente e a publicidade responsável seguem sendo prioridade para a ética publicitária. Por isso, passados quase quatorze anos da última atualização sobre o tema do Código, é mais do que oportuno um balanço sobre nossas iniciativas, assim como a identificação de aperfeiçoamentos, na melhor tradição do Conar, em seus 45 anos de existência”, diz o presidente do Conar, Sergio Pompilio, em comunicado.

A coordenação do grupo de trabalho de Sustentabilidade do Conar será feita por Marcelo Gomes Sodré, ex-presidente do Greenpeace, que também foi procurador do Estado de São Paulo e diretor executivo do Procon de São Paulo.

Além de Sodré, na coordenação, também irão compor o grupo Álvaro Carvalho (Abap), Amaury Martins de Oliva (Febraban), Cintia Oller Cespedes (Febraban), Larissa Muller (ABA), Leonardo Tozarini Mello (especialista/sociedade civil), Luciana Mota da Cruz (ABA), Luciana Quirino (Abap), Manoel Manteigas de Oliveira (Aner), Manuela Prey (ANJ), Marcela Marques de Oliveira (especialista/sociedade civil/Pacto Global Nações Unidas), Rafael Machado (Abap), Regina Bucco (Aner) e Wanessa Bezerra Vieira (ANJ).

Desde 1978, na publicação de seu primeiro código, o Conar já menciona a questão da proteção ao meio-ambiente. O assunto foi atualizado e detalhado em 2011, quando a entidade publicou o Anexo U, conjunto de regras e normas éticas específicos sobre o apelo da sustentabilidade na comunicação publicitária.

Publicidade

Compartilhe

Veja também