Assinar

Conar julga ação de merchandising da Braskem no BBB 23

Buscar

Conar julga ação de merchandising da Braskem no BBB 23

Buscar
Publicidade
Comunicação

Conar julga ação de merchandising da Braskem no BBB 23

Conselho de Autorregulamentação publicitária tomou a decisão a respeito da participação da empresa no reality show da Globo


29 de junho de 2023 - 6h00

Conar Braskem

Braskem falou sobre reciclagem e coleta seletiva de resíduos em sua primeira participação no BBB (Crédito: Reprodução/Twitter)

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) julgou nessa terça-feira, 27, a representação aberta para avaliar a participação da Braskem no BBB 23.

Na edição deste ano do Big Brother Brasil, a petroquímica realizou algumas ações de merchandising. Ao longo do programa, a empresa destacou a importância do descarte correto de resíduos e a separação do lixo para coleta e posterior reciclagem.

Foi a primeira vez que a Braskem participou do reality da Globo. A cada semana, os participantes eram informados a respeito da quantidade de resíduos produzida e separada corretamente.

Além disso, a marca também exibiu, durante algumas edições do BBB 23, mensagens sobre a importância da reciclagem para a preservação do meio-ambiente.

Braskem no BBB: caso chegou ao Conar

Em fevereiro, menos de um mês depois de o BBB 23 estar no ar, o Conar abriu representação para avaliar se a ação de merchandising da empresa no programa infringia alguma das regras vigentes em seu estatuto.

A abertura da representação, em fevereiro, aconteceu por conta da carta aberta “A Braskem vai afundar o BBB 23 como fez com Maceió”, publicada na plataforma Change.org, que pretendia reunir assinaturas para pedir o banimento da Braskem no BBB 23.

A carta abordava que a Braskem teria sido responsável por o episódio do desastre ambiental na cidade de Maceió, ocorrido em 2018, que seria decorrente da exploração de minérios, pela Braskem, na região.

A petição foi enviada à Globo, aos demais patrocinadores do BBB 23 e ao Conar, que abriu representação para avaliar as mensagens publicitárias da Braskem no programa.

Conar dá a sentença para a Braskem no BBB 23

Assim como costuma acontecer nas representações do Conar, os casos são julgados pelo Conselho de Ética algum tempo depois de instaurados.

No caso da representação 025/23, que avaliava a presença da Braskem no BBB 23, o julgamento aconteceu nessa terça-feira, 27.

E, como resultado, o conselho de ética votou, por unanimidade, pelo arquivamento do processo. Tal decisão significa que os membros do Conar não encontraram irregularidades e nem descumprimento da ética publicitária na ação analisada.

Dessa forma, o anunciante não precisa fazer nenhuma alteração nas peças publicitárias. E, se o programa ainda estivesse no ar, a Braskem poderia seguir com as ações normalmente.

O BBB 23 bateu recorde de faturamento comercial para a Globo. Ao longo de mais de três meses, mais de 40 marcas apareceram no reality.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Americanas abre concorrência para escolher agência de publicidade

    Americanas abre concorrência para escolher agência de publicidade

    Rede de varejo trabalha com a WMcCann desde 2018 e abriu processo para rever empresa responsável pelas campanhas e ações de comunicação

  • KFC presenteia clientes com ossinhos de frango premiados

    KFC presenteia clientes com ossinhos de frango premiados

    A ação criada pela DM9 faz referência aos palitos de sorvete premiados, que marcaram os verões brasileiros