Conar julga e absolve campanha do Burger King sobre Poliamor
Comercial feito pela David gerou reações controversas ao mostrar um trisal consumindo os sanduíches da marca
Conar julga e absolve campanha do Burger King sobre Poliamor
BuscarConar julga e absolve campanha do Burger King sobre Poliamor
BuscarComercial feito pela David gerou reações controversas ao mostrar um trisal consumindo os sanduíches da marca
Bárbara Sacchitiello
10 de maio de 2019 - 6h00
Por unanimidade, os conselheiros do Conar decidiram, nessa quinta-feira, 9, arquivar a ação aberta para analisar a campanha Poliamor, da rede de fast food Burger King. Lançado em fevereiro, o comercial gerou diferentes reações por parte do público ao mostrar um trisal, formado por dois rapazes e uma garota, compartilhando os sanduíches da marca.
Após denúncias feitas no Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) pelos consumidores, foi aberto um processo para analisar a peça publicitária, assinada pela David. Os conselheiros, no entanto, não foram favoráveis às reclamações e decidiram pelo arquivamento do caso. Dessa forma, o comercial pode continuar sendo veiculado nas redes sociais e em qualquer outra plataforma, caso o anunciante deseje.Antes mesmo de parar no julgamento do Conar, o comercial do Burger King já havia provocado uma reação por parte da própria marca, que decidiu produzir uma segunda versão da campanha para responder às pessoas que criticaram a peça. No novo filme, a marca assumia que algumas pessoas não haviam gostado de seu último comercial e inseria uma dublagem sobre as falas dos personagens, transformando a relação do trisal em uma amizade, apresentando-os como “Poliamigos”. Veja, abaixo as duas versões do filme: a original e a reformulada:
https://www.youtube.com/watch?v=H1laa6Cl9TY
https://www.youtube.com/watch?v=enM0xn00oc4
Na época da campanha, o diretor de marketing do Burger King no Brasil, Ariel Grunkraut, destacou que a empresa não perde a oportunidade de brincar consigo mesma. “No BK todos são bem-vindos. Não aceitamos nenhuma forma de preconceito e, em respeito a todos os consumidores, reforçamos mais uma vez que todas as formas de amor, não importam quais sejam, são bem-vindas em nosso restaurante”, frisou o executivo, em comunicado.
Na semana passada, a marca se envolveu em outra polêmica nas redes sociais ao tocar no tema da política e da diversidade. Em um comercial veiculado em seus perfis no Facebook, Twitter e Instagram, o Burger King convocava os atores de um comercial recentemente vetado para protagonizarem um anúncio da marca. A alusão era direta ao comercial do Banco do Brasil, criado pela WMcCann e tirado do ar a pedido do presidente, Jair Bolsonaro, que não aprovou o teor da campanha.
Compartilhe
Veja também
George Clooney volta a estrelar campanha global da Nespresso
Ator se torna “Detetive George” em nova comunicação da marca, que destaca seus cafés mais cobiçados
Relembre imagens icônicas de Oliviero Toscani para Benetton
Fotógrafo italiano, que morreu nesta segunda-feira, 13, alçou a Benetton ao mainstream com cliques polêmicos e de cunho progressista