Assinar

Consumidores vão mais ao Conar

Buscar
Publicidade
Comunicação

Consumidores vão mais ao Conar

Dados de 2010 apontam que denúncias feitas por consumidores cresceram 43% se comparados com os números do ano anterior


13 de abril de 2011 - 1h55

Os consumidores foram responsáveis por quase metade dos processos instaurados no Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) em 2010. Dos 376 iniciados no ano passado, 43,3% foram motivados por denúncias dos consumidores – o número é quase duas vezes maior do que o verificado em 2009.

Segundo o órgão, isso demonstra, entre outros aspectos, "o sucesso das campanhas que divulgam a autorregulamentação publicitária". No ano passado, o Conselho entrou em mídia com campanhas assinadas pela AlmapBBDO para divulgar suas atribuições – relembre uma delas aqui.

As empresas associadas ao Conselho foram responsáveis pela abertura de 28,7% dos processos. O Conar, por iniciativa própria, iniciou 24% dos casos. Com os números de 2010, o órgão alcança a marca de 7340 representações éticas desde a aprovação do Conselho Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, em 1978.

Em 2010, foram analisados 423 processos. Em 166 casos (39,1%), foi solicitada alguma alteração na peça ou na campanha. Já em 147 casos (34,6%), o processo foi arquivado. 65 campanhas (15,3% dos casos) tiveram sua suspensão solicitada – entre essas, a mais conhecida foi a da Devassa Bem Loura, com a socialite Paris Hiton.

Entre os setores, os mais questionados foram produtos e serviços para saúde (50 casos, ou 13,3% do total); bebidas alcóolicas (46 processos, ou 12,2%) e veículos e acessórios (37 denúncias, ou 9,8% do total).

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cartola convida jogadores para nova temporada do Brasileirão

    Cartola convida jogadores para nova temporada do Brasileirão

    Embaixadores do fantasy game destacam as vantagens da assinatura em campanha que fala sobre habilidades futebolísticas

  • As agências mais criativas do ano, de acordo com o Ad Age

    As agências mais criativas do ano, de acordo com o Ad Age

    Publicação dos Estados Unidos divulga a lista anual das operações cujos trabalhos criativos e desempenho se sobressaíram na indústria