Assinar

Daimler Truck convida mais de 20 agências para concorrência e gera polêmica

Buscar

Daimler Truck convida mais de 20 agências para concorrência e gera polêmica

Buscar
Publicidade
Comunicação

Daimler Truck convida mais de 20 agências para concorrência e gera polêmica

Empresas como Artplan, DM9, Fbiz, Galeria, Pullse, Lew’Lara e VML já declinaram a participação na disputa promovida pelo grupo responsável por Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus


29 de novembro de 2024 - 22h00

Nota atualizada em 03/12 às 11h38

(Crédito: Reprodução/Mercedes-Benz Caminhões)

(Crédito: Reprodução/Mercedes-Benz Caminhões)

A Daimler Truck AG, donas da Mercedes-Benz do Brasil Caminhões e Ônibus, está promovendo um processo de concorrência por sua verba de publicidade no mercado brasileiro.

O que chama atenção, no entanto, é o número de agências que foram convidadas a participar. Ao menos 25 empresas foram sondadas para a seleção, segundo informações obtidas pela reportagem. São elas: Ampfy, Artplan, BETC Havas, Chairo, David, Desafio, DCS Brasil, DM9, DPZ, Fbiz, Galeria, Indexnet, Mestiça, Moma, Lepera, Leo Burnett, Lew’Lara\TBWA, Ogilvy, Publicis Brasil, Pullse, Race, Solo, Soloed, Troup/Cyranos e VML.

Dessas, declinaram o chamado as empresas Artplan e Pullse, ambas do Grupo Dreamers, Leo Burnett e Publicis, ambas do Publicis Groupe, além de DM9, Fbiz, Galeria, Lew’Lara e VML. Já BETC e David estão na disputa pela verba, que é avaliada em cerca de R$ 5 milhões anuais.

O CEO da DM9, Pipo Calazans, publicou em seu LinkedIn um texto, sem citar o nome do anunciante, relatando que optou por não participar de uma concorrência com mais de 20 empresas. “O papel do cliente é entender o que precisa e convidar agências alinhadas aos seus objetivos. Concorrer faz parte do negócio, mas não dessa forma. Se quisermos um mercado mais forte, precisamos dizer ‘não’ à práticas que desrespeitam o trabalho das agências. Porque isso não é concorrência. É um desserviço”, escreveu.

Neste mês, chega ao fim o contrato entre a Mercedes-Benz e sua atual agência, a Africa Creative, que abriu mão da contas pois, há algumas semanas, voltou a atender Mitsubishi e Suzuki, ex-clientes da Tech and Soul.

Em nota, a Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil esclareceu que, mediante alinhamento global, a Africa Creative começou a atender a marca em 2022, mas, neste semestre, por readequação de estratégia, a matriz indicou uma nova agência para atendimento da conta no Brasil, responsável pelo atendimento global da marca. Ou seja, não houve nenhum tipo de concorrência local.

Descontentamento de agências com práticas de concorrências

Publicada por Meio & Mensagem em setembro, a pesquisa Cliente Ideal perguntou às agências quais são as práticas que mais valorizam e as que mais desprezam nos anunciantes. Metade das lideranças que responderam ao questionário apontam as práticas que envolvem as concorrências como o ponto mais danoso para todas as partes envolvidas.

Motivação de reduzir custos, excesso de agências convidadas, falta de remuneração para as participantes, ausência de critérios claros e retornos demorados e inconsistentes foram alguns dos principais problemas apontados pelos executivos das agências, que descreveram tais processos como “bizarros”, “predatórios”, “nocivos”, “míopes” e “abusivos”.

Um dos executivos ouvidos pela reportagem sobre a concorrência da Daimler Truck disse que não somente a quantidade de agências chamadas, quanto a disparidade entre os perfis e tamanhos de cada uma, denotam falta de clareza por parte do anunciante sobre o que procura em uma parceira de publicidade.

*Nota em atualização

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Wizard mira público adulto em campanha que promove aulas online

    Wizard mira público adulto em campanha que promove aulas online

    Escola de idiomas apresenta ˜Efeito WOW˜, conceito criado pela agência Purpple

  • Campanhas da Semana: clima de fim de ano e brasilidades

    Campanhas da Semana: clima de fim de ano e brasilidades

    Maturatta Friboi quer fazer do churrasco a comida típica de Natal, enquanto Itaú traz celebridades para comemorar mais um ano