Dança das contas: 190 mudanças de 2015
Balanço de conquistas e perdas feito por Meio & Mensagem contabiliza dança de 190 contas, fruto de trocas de agências, concorrências ou estreias de novos anunciantes
Balanço de conquistas e perdas feito por Meio & Mensagem contabiliza dança de 190 contas, fruto de trocas de agências, concorrências ou estreias de novos anunciantes
Alexandre Zaghi Lemos
19 de janeiro de 2016 - 10h30
O ano de 2015 foi o mais difícil da última década para o mercado brasileiro de agências de publicidade, com impactos significativos na queda em faturamentos e receitas, além de cortes de pessoal e diminuição de investimentos. Por outro lado, a crise econômica obrigou vários anunciantes a repensarem suas estratégias e relações com parceiras na área de comunicação e marketing. Essa movimentação acabou abrindo oportunidades de novos negócios – o que foi fundamental para muitas agências conseguirem contrapor a retração de parte dos clientes e até mesmo a perda de outras verbas.
O balanço anual da dança das contas feito por Meio & Mensagem contabilizou 190 negócios envolvendo as maiores agências do País, fruto da troca de parceiras, concorrências, entradas de novos anunciantes no mercado nacional ou lançamentos de empresas e marcas.
O levantamento mostra que, com o agravamento da crise econômica, aumentou o número de novos negócios, já que no balanço relativo a 2014 foram contabilizadas 150 mudanças.
No ano passado, houve até anunciante que mudou de agência duas vezes. É o caso de Lupo que em janeiro saiu da Africa Zero e seguiu para a McGarryBowen, agência que deixou em dezembro rumo à WMcCann.
As informações da tabela abaixo foram prestadas pelas agências e complementadas com pesquisas no arquivo de Meio & Mensagem. Em alguns casos, as agências anteriores podem ter deixado de atender antes de 2015. O levantamento não faz distinção sobre a natureza do rompimento, se motivado por uma das partes, comum acordo ou concorrência.
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