Assinar

Dança das contas: 2018 teve cerca de 280 mudanças

Buscar

Dança das contas: 2018 teve cerca de 280 mudanças

Buscar
Publicidade
Comunicação

Dança das contas: 2018 teve cerca de 280 mudanças

Levantamento de Meio & Mensagem lista trocas de agências, concorrências, alinhamentos, licitações, entradas de marcas e voltas à mídia


11 de janeiro de 2019 - 16h35

Publicado pelo oitavo ano consecutivo, o balanço da dança das contas monitorou cerca de 280 ocorrências em 2018, considerando trocas de agências, concorrências, alinhamentos internacionais, licitações públicas, entradas de novas marcas no mercado anunciante e volta à mídia de clientes que estavam ausentes.

O total se mantém próximo do recorde da série histórica, iniciada em 2011. Em 2017, foram mais de 300 movimentos monitorados. Nos três anos anteriores, a quantidade de mudanças ficou abaixo de 200: foram 180 em 2016, 190 em 2015 e 150 em 2014.

É considerado o ano do anúncio da conquista ou da publicação da informação pela imprensa e não o de início oficial do atendimento da nova conta. Portanto, não estão incluídos clientes já citados no levantamento anterior, mesmo que o relacionamento tenha efetivamente se iniciado em 2018, como, por exemplo, o caso de Renault com DPZ&T. Por outro lado, pode ter ocorrido a inclusão no ranking atual de alguma conquista do final de 2017, desde que não tenha sido computada no levantamento anterior. Mudanças e resultados de concorrências anunciados nestas primeiras semanas de 2019 não foram considerados.

As informações da tabela abaixo foram prestadas pelas agências e complementadas com pesquisas no arquivo de Meio & Mensagem. Em alguns casos, as agências anteriores podem ter deixado de atender os anunciantes citados antes de 2018. O levantamento não faz distinção sobre a natureza do rompimento, se motivado por uma das partes, comum acordo ou concorrência.

Não estão listados as manutenções de contas e renovações de contratos – como ocorreu no ano passado, por exemplo, com AlmapBBDO (Volkswagen) e Artplan (Niely). Das cerca de 280 contas que mudaram de agência no ano passado, cerca de 10% já haviam trocado de parceira em 2017. Essas estão assinaladas com asterisco no quadro abaixo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos por trás da nova identidade visual do Masp

    Os planos por trás da nova identidade visual do Masp

    Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand atualiza identidade visual para coroar inauguração do Edifício Pietro Maria Bardi e novas exposições

  • Primeira campanha da Mutato para Toyota estreia na América Latina

    Primeira campanha da Mutato para Toyota estreia na América Latina

    No comercial, marca destaca os conceitos de segurança e longevidade à paixão do público pelo futebol