Dança das contas: 2018 teve cerca de 280 mudanças
Levantamento de Meio & Mensagem lista trocas de agências, concorrências, alinhamentos, licitações, entradas de marcas e voltas à mídia
Dança das contas: 2018 teve cerca de 280 mudanças
BuscarDança das contas: 2018 teve cerca de 280 mudanças
BuscarLevantamento de Meio & Mensagem lista trocas de agências, concorrências, alinhamentos, licitações, entradas de marcas e voltas à mídia
Alexandre Zaghi Lemos
11 de janeiro de 2019 - 16h35
Publicado pelo oitavo ano consecutivo, o balanço da dança das contas monitorou cerca de 280 ocorrências em 2018, considerando trocas de agências, concorrências, alinhamentos internacionais, licitações públicas, entradas de novas marcas no mercado anunciante e volta à mídia de clientes que estavam ausentes.
O total se mantém próximo do recorde da série histórica, iniciada em 2011. Em 2017, foram mais de 300 movimentos monitorados. Nos três anos anteriores, a quantidade de mudanças ficou abaixo de 200: foram 180 em 2016, 190 em 2015 e 150 em 2014.
É considerado o ano do anúncio da conquista ou da publicação da informação pela imprensa e não o de início oficial do atendimento da nova conta. Portanto, não estão incluídos clientes já citados no levantamento anterior, mesmo que o relacionamento tenha efetivamente se iniciado em 2018, como, por exemplo, o caso de Renault com DPZ&T. Por outro lado, pode ter ocorrido a inclusão no ranking atual de alguma conquista do final de 2017, desde que não tenha sido computada no levantamento anterior. Mudanças e resultados de concorrências anunciados nestas primeiras semanas de 2019 não foram considerados.
As informações da tabela abaixo foram prestadas pelas agências e complementadas com pesquisas no arquivo de Meio & Mensagem. Em alguns casos, as agências anteriores podem ter deixado de atender os anunciantes citados antes de 2018. O levantamento não faz distinção sobre a natureza do rompimento, se motivado por uma das partes, comum acordo ou concorrência.
Não estão listados as manutenções de contas e renovações de contratos – como ocorreu no ano passado, por exemplo, com AlmapBBDO (Volkswagen) e Artplan (Niely). Das cerca de 280 contas que mudaram de agência no ano passado, cerca de 10% já haviam trocado de parceira em 2017. Essas estão assinaladas com asterisco no quadro abaixo.
Compartilhe
Veja também
Do Super Bowl para a história: o que as marcas buscam no intervalo
Felipe Ribeiro, CCO da W+K Portland, fala sobre como a criatividade pode tornar uma campanha do intervalo no Super Bowl memorável
Comfort traz Milton Cunha para o Carnaval
Estreia da empresa acontece por meio da marca Comfort Boom que oferece uma gama de fragrâncias