Assinar

Deezer, AKQA e Emicida fazem um convite ao silêncio

Buscar

Deezer, AKQA e Emicida fazem um convite ao silêncio

Buscar
Publicidade
Comunicação

Deezer, AKQA e Emicida fazem um convite ao silêncio

Plataforma de streaming lança campanha para divulgar novo projeto do cantor com filme de um minuto no intervalo do Jornal Nacional


30 de outubro de 2019 - 20h50

(Crédito: Reprodução)

Sessenta segundos de silêncio para apresentar um novo álbum musical. Essa foi a estratégia adotada pela Deezer no lançamento de AmarElo, novo projeto do cantor Emicida que ganhou uma campanha publicitária elaborada em conjunto pela plataforma de streaming, pela agência AKQA e pela produtora Saigon.

Durante o intervalo comercial da edição do Jornal Nacional desta quarta-feira, 30, a Deezer exibiu o filme “Silêncio”, que sintetiza o conceito elaborado pela agência e pela plataforma para traduzir a obra musical de Emicida: convidar as pessoas a pararem para refletir e, sobretudo, ouvirem as demais vozes em vez de apenas dar atenção às próprias convicções e ideias.

Juliana Gueli, diretora de marketing da Deezer no Brasil, conta que a ideia começou a tomar forma quando o cantor apresentou à plataforma o seu novo álbum e a mensagem que ele pretendia passar por meio de cada faixa. “Ele nos explicou o conceito do álbum, cuja mensagem principal é o amor e o resgate da conexão entre as pessoas em tempos de opinião tão extremadas e polarizadas”, revela Juliana. A Deezer e Emicida começaram a trabalhar na divulgação de AmarElo em agosto e, na sequência, o projeto ganhou também as mãos da AKQA.

Com um histórico de produções de videoclipes — foi com um vídeo para o rapper Baco Exu do Blues que, neste ano, a agência conquistou o primeiro Grand Prix de sua história na edição de 2019 do Cannes Lions — a AKQA procurou mergulhar no conceito de Emicida para traduzir as faixas musicais na linguagem do audiovisual. A partir daí, nasceu a ideia de usar o silêncio como mensagem. “O Emicida deixou claro que o álbum representa um novo momento, em busca de conciliação e conexão. E não há nada melhor que o silêncio para possibilitar a clareza das ideias. Quando apresentamos um clipe em som já conseguimos causar um impacto imediato. A partir dele, queremos que as pessoas possam olhar ao redor, olhar para aqueles personagens e entender mais o outro e a mensagem de cada um”, comentou Renato Zandoná, diretor de criação da AKQA. Assista:

Para dar a concepção visual ao projeto, a agência a e Saigon, com direção de cena de Vellas, realizaram quatro dias de filmagem em diferentes localidades de São Paulo e também na região de Belém, no Pará. Para dar mais veracidade ao projeto, não foram usados atores. “Todas as pessoas presentes no clipe pertencem àquela região, aquela comunidade, aquele local. Captamos o cotidiano dessas pessoas para mostrar a diversidade e a representatividade do Brasil, que são conceitos sempre tratados pelo Emicida”, explica Juliana.

Além da versão de um minuto, apresentado no intervalo do Jornal Nacional, o clipe “Silêncio” também tem uma versão estendida, que será disponibilizada no YouTube já a partir dessa quinta-feira, 31. A track será exclusividade da plataforma Deezer, mas o álbum AmarElo também será disponibilizado em outras plataformas digitais. Toda a renda obtida com a veiculação de “Silêncio” na plataforma será revertida para o Instituto Socio-Ambiental (ISA).

Para a plataforma de streaming, a estratégia de lançamento tem sinergia com a mensagem que a Deezer vem procurando construir junto ao público. “Como uma empresa musical, a Deezer tem uma grande preocupação em ampliar nossa cultura e dar visibilidade ao Brasil. Temos apoiado o gênero local e procuramos adotar um approach mais humano. Por estarmos em um território que une arte e tecnologia, é muito importante conseguir mostrar o artista conectado com a mensagem que ele tem a passar. Para nós, é um passo muito largo no sentido do que acreditamos”, frisa Juliana.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Méqui Friday traz Ivete Sangalo para anunciar ofertas

    Méqui Friday traz Ivete Sangalo para anunciar ofertas

    “Veveta no comando. E o Méqui cheio de ofertas” é a assinatura do McDonald’s em campanha que divulga promoções no mês de novembro

  • “Mais que Mais Barato”: Extra quer resgatar conexão com clientes

    “Mais que Mais Barato”: Extra quer resgatar conexão com clientes

    Com campanha desenvolvida pela Africa Creative, supermercado anuncia reposicionamento de marca com foco no Rio de Janeiro