Assinar

Dentsu registra prejuízo de US$ 1,5 bilhão em 2020

Buscar

Dentsu registra prejuízo de US$ 1,5 bilhão em 2020

Buscar
Publicidade
Comunicação

Dentsu registra prejuízo de US$ 1,5 bilhão em 2020

Por conta da pandemia da Covid-19, a holding quase dobrou seu prejuízo líquido de 2019, que foi de US$ 76 milhões


15 de fevereiro de 2021 - 13h53

A holding de publicidade japonesa, Dentsu, divulgou nesta segunda-feira, 15, um prejuízo líquido de 159,60 bilhões de ienes (US$ 1,5 bilhão) no ano fiscal de 2020 por conta da pandemia da Covid-19. Esse é o segundo ano consecutivo de perdas das holding, visto que em 2019 a perda foi de 80,89 bilhões de ienes, cerca de 768,455 milhões de dólares. Além disso, no ano fiscal de 2020, as vendas do grupo caíram 10,4%, para 939,24 bilhões de ienes (US$ 8,9 bilhões), e a holding relatou um prejuízo operacional de 140,63 bilhões de ienes (US$ 1,3 bilhões).

 

(Crédito: Divulgação)

A Dentsu International, que engloba os negócios da holding fora do Japão, teve outro trimestre difícil, com as receitas caindo 13,2% nos últimos três meses do ano por causa da Covid-19. A receita anual do grupo também caiu 11,1% em uma base orgânica, com quedas de 13% na Dentsu International e 8,3% na Dentsu Japan.

Em dezembro 2020, a Dentsu International informou que planeja cortar seis mil funcionários de suas operações fora do Japão e reduzir o número de marcas de agências globais, de cerca de 160 para seis, devido à redução da receita obtidas de seus clientes em todo o mundo.

Ainda assim, a empresa revelou um plano de recuperação até 2024 que inclui: focar em clientes globais e qualidades diversas, principalmente na área de tecnologia e transformação; reduzir a complexidade da sua operação, rever suas localizações e fazer melhor uso de locais mais baratos; melhor disciplina financeira; e criar uma área para engajar mais os funcionários e criar uma força de trabalho mais diversa.

No início deste mês, a Interpublic reportou uma queda de 4,8% na receita orgânica anual em 2020 e o Publicis Groupe teve queda de 6,3% na receita orgânica no mesmo período.

**Crédito da imagem no topo: Ajwad Creative/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Amores Pretos: Vivo exalta relações afetivas afrocentradas

    Amores Pretos: Vivo exalta relações afetivas afrocentradas

    Com curta-metragem que enaltece a potência dos sentimentos entre pessoas negras, marca inicia campanha de Consciência Negra

  • Campanhas da Semana: histórias de terror

    Campanhas da Semana: histórias de terror

    Cinemark promove experiência imersiva para os fãs de terror, enquanto Athletico Paranaense usa IA para propor um pacto com a sua torcida