Colirio, Questtonó e Nau se juntam e formam ecossistema QN.CO

Buscar

Colirio, Questtonó e Nau se juntam e formam ecossistema QN.CO

Buscar
Publicidade

Comunicação

Colirio, Questtonó e Nau se juntam e formam ecossistema QN.CO

Empresas especializadas em design se unem na busca por resultados mais completos para os clientes


2 de outubro de 2023 - 6h00

As empresas de design Colirio, Questtonó e Nau se uniram na criação do ecossistema QN.CO, apresentado ao mercado nesta segunda-feira, 2. A união, em outras palavras, representa um ambiente em que as três marcas, de maneira colaborativa e complementar, interconectam suas competências e peculiaridades a fim de criarem produtos mais completos.

Board do ecossistema de design QN.CO

Leo Massarelli, Alexandre Grynberg, Gustavo Rosa Silva, Levi Girardi, Teresa Guarita e Barão di Sarno formam o board do QN.CO (Crédito: Divulgação)

Entre 2018 e 2019, os líderes da Colirio – Alexandre Grynberg e Teresa Grynberg, que, na nova operação, respondem como sócio-diretor de negócios e marketing e como sócia-diretora de branding, respectivamente – planejavam o futuro da empresa. Na época, ambos percebiam que o mercado começava a entender o design – historicamente associado a desenho e estética – de um jeito mais amplo, como uma solução completa.

“Começamos a estudar, dentro e fora do Brasil, quais os modelos com os quais poderíamos abraçar as várias facetas do design. Depois da pandemia, passamos a conversar com outras companhias, incluindo a Questtonó, que também estudava novos formatos de crescimento”, conta Grynberg.

Na prática, diferente de uma holding, o QN.CO é formado por empresas com complementariedade de competências, ou seja, não há concorrência entre elas. Além disso, cada marca continuará com “vida própria”, atendendo os próprios clientes. Estruturalmente, no entanto, a gestão do ecossistema é compartilhada, o que promove ganho de “backoffice” nas partes administrativa, financeira, jurídica e de sistemas.

“Não estamos olhando para uma pilha de empresas juntas para que haja maior faturamento. Temos como princípio a urgência da transformação, que passa pela colaboração. Outra característica é que existe uma lógica organizadora das empresas que formam o QN.CO, a fim de plugar produtos necessários e criar uma conexão sem fricção”, inclui Leo Massarelli, sócio-diretor de inovação.

Design e futuro

Massarelli afirma que, diante da relevância da movimentação, a Questtonó – que, desde 2021, colaborava com a consultoria dinamarquesa Manyone – volta a se dedicar inteiramente ao Brasil. “Isso é tão importante para nós que estamos all-in nessa tese, de um ecossistema diverso, plural e guiado pelos princípios do design. Estamos, no primeiro momento, focados 100% no território brasileiro para, depois, internacionalizarmos”, anuncia.

A NAU, terceira marca que forma o QN.CO, atua no mercado como um “venture design studio”. Ou seja, a empresa cria ou investe em startups voltadas para esse ramo. Apesar de serem três, nos próximos meses, há a previsão de o modelo agregar outras empresas especializadas em tecnologia e ESG.

“O que nos uniu foi o inconformismo, porque não aceitamos as coisas como são. De fato, questionamos e tentamos pensar de uma forma diferente. Todos temos o design como essência, tanto na parte de produto quanto na de design gráfico. A base para toda nossa entrega é pensar na estética que tem estratégia, planejamento e profundidade”, acrescenta Teresa.

Além de Teresa, Grynberg e Massarelli, compõem a liderança do QN.CO Gustavo Rosa Silva, sócio-diretor de estratégia; Levi Girardi, sócio-diretor de operações; e Barão di Sarno, sócio-diretor de transformação.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Druid Creative Gaming expande operação para o México

    Druid Creative Gaming expande operação para o México

    Alan Trejo comandará a Druid México como diretor geral ao lado de Carol Rodrigues, na função de diretora de operações

  • Americanas completa 95 anos com mensagem emocional

    Americanas completa 95 anos com mensagem emocional

    Campanha, criada pela WMcCann, pretende relembrar grandes marcos da trajetória da companhia e terá desdobramentos nas redes e em retail media