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Comunicação

Disputa de “entrega mais rápida” chega ao Conar

Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária pede atualizações de slogans de Americanas, Magalu e Mercado Livre


7 de julho de 2021 - 20h03

Em 30 de junho, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) solicitou por unanimidade a alteração dos slogans “A entrega mais rápida do Brasil”, do Magazine Luiza, “A maior Black Friday com a entrega mais rápida do Brasil”, da Americanas.com e “O envio mais rápido do Brasil”, do Mercado Livre. A decisão em primeira instância deve ser cumprida de imediato pelas empresas, mas é passível de recursos.

 

(Crédito: Reprodução/Magalu/Mercado Livre/Americanas)

Segundo o conselho, o código de ética requer que tais afirmações tenham embasamento através de pesquisas validadas por institutos considerados idôneos pelo órgão e estejam disponibilizadas ao público por fácil acesso. As pesquisas foram entregues pelas empresas, mas o Conar considerou que os slogans ainda devam ser alterados, com as frases melhor explicadas.

Em posicionamentos enviados ao Meio & Mensagem, o Magalu dividiu que suas pesquisas independentes e periódicas consideram prazos de entrega de oito empresas do setor, em 45 praças — capitais e cidades do interior — e de mais de 3,5 mil produtos de 48 categorias diferentes. E afirmou que, em respeito ao Conar, a empresa manterá detalhes das discussões restritas ao procedimento em trâmite junto ao referido órgão. “O Magalu já trabalha com uma pesquisa robusta, que confirma nossa eficiência e agilidade nas entregas. Assim sendo, será necessário apenas atualizar as informações de metodologia ao nosso claim”, afirma.

“O Magalu informa que a decisão do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, o Conar, é clara ao permitir que a empresa continue a utilizar a expressão ‘Entrega Mais Rápida do Brasil’, devendo apenas incluir determinadas informações sobre a metodologia empregada na pesquisa que comprova esse fato. O Magalu já trabalha com uma pesquisa robusta, que confirma nossa eficiência e agilidade nas entregas. Assim sendo, será necessário apenas atualizar as informações de metodologia ao nosso claim.

O Magalu reforça que investe permanentemente em melhorias em seu sistema logístico, que atualmente conta com mais de 8.000 motoristas em operação, 103 unidades logísticas, 23 centros de distribuição e 80 estações de cross docking e de hubs de last mile. Além disso, a companhia intensificou no mês passado suas operações de entregas em até uma hora em 11 cidades brasileiras. Outros dez municípios já estão sendo testados nessa modalidade”, diz o posicionamento.

O Mercado Livre informou que conduz estudos independentes realizados pelo instituto OnYou, que considera compras feitas nos principais marketplaces em cidades de diferentes regiões do País. “Conforme consta neste processo, o estudo comprova que, dentre os prazos de entrega de todos os marketplaces pesquisados, o Mercado Livre tem a entrega mais rápida do Brasil”, disse. O varejista informou, ainda, que vai recorrer ao parecer favorável do Conar ao Magazine Luiza utilizar o slogan “Entrega mais rápida do Brasil”.

“O Mercado Livre informa que, em 30 de junho, recebeu decisão favorável, e contra o Magazine Luiza, em processo movido pelo concorrente junto ao Conar. A decisão permite ao Mercado Livre continuar a adotar o claim ‘entrega mais rápida do Brasil’, desde que inclua um disclaimer que delimite com clareza e veracidade os parâmetros utilizados para afirmar tal liderança. Isso significa mencionar os critérios do estudo independente realizado pelo instituto OnYou, a pedido do Mercado Livre. Esse estudo considera compras reais, feitas nos principais marketplaces e em diversas capitais e cidades do interior de todas as regiões do país. Conforme consta neste processo, o estudo comprova que, dentre os prazos de entrega de todos os marketplaces pesquisados, o Mercado Livre tem a entrega mais rápida do Brasil. Em relação ao outro processo, que permitiu ao Magazine Luiza adotar o claim ‘entrega mais rápida do Brasil’, a companhia informa que vai recorrer da decisão”, diz no posicionamento.

Como o slogan da Americanas se referiu à data comercial Black Friday de 2020, a varejista afirma que o órgão reconheceu que, durante o período, a Americanas oferecia a modalidade mais rápida de entrega em produtos e locais elegíveis. A empresa informou, ainda, que segue aprimorando a integração entre plataformas física, digital e logística e conta com diferentes modalidades de entrega rápida e tendo como prioridade desenvolver um sistema de entrega em poucos minutos este ano.

“Americanas S.A. informa que o debate no Conar envolve a campanha veiculada na Black Friday de 2020. Durante o procedimento, o órgão reconheceu que a Americanas oferecia a modalidade mais rápida de entrega em produtos e locais elegíveis. A Americanas segue aprimorando a integração entre plataformas física, digital e logística e conta com diferentes modalidades de entrega rápida, como a entrega em até 3h em diversas cidades, incluindo todas as capitais do Brasil. Atualmente, muitos pedidos já são entregues em menos de 1h. A prioridade para 2021 é o desenvolvimento do modelo Ultra Fast Delivery (entrega em poucos minutos) com a expertise e tecnologia da Shipp, startup de delivery on demand adquirida em abril deste ano, e a nossa plataforma proprietária de crowdshipping, a Ame Flash. A plataforma já conta com uma base de 25 mil entregadores de moto, bicicleta e outros modais, e superou a marca de 700 cidades atendidas”, diz o posicionamento.

**Crédito da imagem no topo: Nick Collins/Pexels

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