DM9 terá novos sócios no Rio e no Sul
Novas operações terão a DM9DDB como majoritária; negociações com minoritários estão em curso
Novas operações terão a DM9DDB como majoritária; negociações com minoritários estão em curso
Alexandre Zaghi Lemos
27 de setembro de 2011 - 10h00
A DM9DDB anunciou na semana passada o lançamento de duas novas operações: a DM9Rio e a DM9Sul (veja aqui). Ambas terão composições acionárias diferentes da DM9DDB, que mantém sede em São Paulo e escritório em Brasília. Segundo o presidente Sérgio Valente, a DM9DDB será mantida como majoritária nas duas novas agências, nas quais serão admitidos outros sócios. “Teremos sócios minoritários que ainda não podemos revelar, pois as negociações estão em curso e poderão incluir as participações de executivos ou projetos locais”, diz Valente.
A DM9DDB é controlada pela rede DDB, do grupo Omnicom, que tem 60% do negócio. Os outros 40% são do Grupo ABC, de Nizan Guanaes, Guga Valente, Bazinho Ferras e Sérgio Valente, com participações dos investidores Icatu e Gávea. O acordo entre os grupos nacional e multinacional ainda deu à DDB participações minoritárias em outras duas agências do ABC: 15% da Africa e 10% da Loducca.
A expansão para os mercados do Rio de Janeiro e Porto Alegre foi impulsionada pela conquista de importantes contas. A nova agência do mercado carioca tem como contas inaugurais a Americanas.com, o Submarino e o Shoptime. Já a DM9Sul nasce para atender Olympikus, Azaleia, Dijean e Opanka, que antes estavam na gaúcha DCS. Além disso, a sede paulista da DM9DDB conquistou Reebok (também ex-DCS), Grupo RBS e o marketing institucional da Vulcabras Azaleia, holding que engloba as marcas Olympikus, Reebok, Azaleia, Dijean e Opanka.
Valente frisa que a expansão não é um movimento de “regionalização”. “Nosso foco não é o crescimento regional. O objetivo é o de atender contas nacionais através da busca de outros eixos de desenvolvimento do País”, frisa. As equipes das duas novas operações ainda estão em fase de montagem. Por enquanto, Valente acumula também a presidência da DM9Rio e da DM9Sul. Entretanto, promete contratações de talentos locais. “Haverá áreas em que uma vai se valer da expertise da outra, como o Social Team que a DM9 tem em São Paulo, por exemplo. Mas o presidente e a turma de colaboradores serão 100% talentos locais. Cariocas para a DM9Rio e gaúchos para a DM9Sul”, garante.
Por enquanto, as duas novas agências operam em escritórios temporários, “até que as últimas questões burocráticas referente às sedes sejam resolvidas”. “É importante ficar claro que não compramos agências e que também não estamos abrindo simples escritórios. São duas start-ups que em breve terão sede e toda a estrutura completamente pronta”, acrescenta o COO Alcir Gomes Leite.
Segundo Valente, há possibilidades para mais três agências DM9 em outras regiões brasileiras – sem revelar quais seriam. “Depois destas duas novas operações estarem estabelecidas, estudaremos a possibilidade outras DM9s em outros estados do País”.
No Rio de Janeiro, a DM9DDB operou com escritório próprio até o início do ano passado, tendo encerrado a operação após a penda da conta da Ponto Frio, hoje na Y&R.
Compartilhe
Veja também
Campanhas da semana: inclusão racial na abordagem das marcas
Heineken faz convite à empresas para se comprometerem com a equidade racial, enquanto Embelleze promove uma celebração à ancestralidade
PPA 2024: Conheça os cases vencedores na premiação da Globo
Celebração dos trabalhos veiculados na TV e mídias digitais do grupo aconteceu na noite de quinta-feira, 21, e reconheceu seis agências na etapa Nacional