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DM9DDB ganha Walmart

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Comunicação

DM9DDB ganha Walmart

Concorrência contou com participações de Africa/Morya, Neogama/BBH, Paim e Publicis


14 de outubro de 2013 - 5h37

A DM9DDB venceu a concorrência pela conta do Walmart, cujas apresentações foram feitas na semana passada. A partir de janeiro de 2014, a agência assume a comunicação das bandeiras Walmart, Bom Preço, Big, Mercadorama e Nacional.

O Grupo ABC concorria com duas chances, através da DM9DDB e do consórcio formado por Africa e Morya (ambas integrantes do atual time de agências do anunciante).

Ainda estavam na disputa Neogama/BBH, Publicis e Paim, esta última também já parceira do varejista.

O Walmart começou seu processo em julho e foi pego de surpresa pela movimentação dos rivais Grupo Pão de Açúcar e Via Varejo, cujas concorrências também ocorrem neste momento. O Grupo ABC (respectivamente com Africa e Loducca) e a rede Publicis (com Publicis e Red Lion) também estão envolvidos nas outras duas concorrências — o que desagradou a cúpula do Walmart. Já a Neogama/BBH, após participar da primeira fase do GPA, abriu mão de prosseguir.

De todos os grandes varejistas que têm contas em concorrência no momento, o grupo Walmart é o de menor investimento publicitário. Entretanto é o que mantém verba mais pulverizada. A maior fatia está na Africa, que cuida da conta da marca principal desde dezembro de 2008. A gaúcha Paim atende as redes Todo Dia, Mercadorama e Nacional, além das unidades especiais, que incluem os negócios de farmácias, postos de combustível, financeira, restaurantes e cafeterias. A Morya – integrante do Grupo ABC, assim como a África – deixou de atender a rede Todo Dia e a divisão especial no final do ano passado, mas permanece com Bom Preço (atendimento concentrado no escritório de Salvador) e Big (em Porto Alegre). O grupo Walmart aparece em 90º lugar no ranking Agências e Anunciantes, de Meio & Mensagem, totalizando compra de mídia de R$ 47 milhões em 2012 (queda de 24% em relação a 2011).

A disputa pela conta do Walmart começou com a análise de seis candidatas: DM9DDB, Loducca, Lew’Lara\TBWA, NBS, Publicis e Taterka. O objetivo era selecionar três para a segunda fase, mas o anunciante resolveu que, deste grupo, somente DM9DDB e Publicis continuariam na disputa. Uma terceira concorrente, a Neogama/BBH, foi convidada para a última etapa que também incluiu as duas agências com as quais o Walmart já tem relacionamento: a Paim e a Africa, que concorreu em conjunto com a Morya, sua coirmã de ABC. 

A partir de 1º de janeiro de 2014, a DM9DDB passa a cuidar da comunicação de todas as bandeiras de hipermercados e supermercados da empresa, o que inclui Walmart (que está com a Africa), Bom Preço e Big (hoje na Morya), e Mercadorama e Nacional (atualmente com a Paim). A única marca não alinhada será a Todo Dia, que permanece na Paim.

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