Dove faz campanha contra uso de filtro do TikTok
Com a campanha #TurnYourBack, marca incentiva pessoas a deixarem recursos como o Bold Glamour de lado e exibirem sua aparência real nas redes sociais
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Meio & Mensagem
10 de março de 2023 - 17h44
Com informações do Ad Age
Nas últimas semanas, o filtro Bold Glamour tem feito sucesso no TikTok e nas redes sociais pela capacidade de alterar completamente a aparência das pessoas. Apesar de o nome do filtro indicar que a ideia seja reforçar a beleza, muitas críticas surgiram a respeito da distorção da imagem que ele provoca e pelo incentivo a padrões irreais de beleza.
A Dove, em uma parceria com vários criadores de conteúdo, deu início, nos Estados Unidos, à campanha #TurnYourBack. Criada pela Ogilvy e pela David, a iniciativa incentiva os usuários de redes sociais a virarem às costas para o Bold Glamour e para outros filtros que alterem o rosto e a aparência.
Na maior parte dos quase 17 milhões de vídeos que utilizaram o filtro Bold Glamour até agora, são muitos os comentários a respeito de como ele consegue transformar totalmente a aparência, mudando a textura da pele, aumentando os lábios e diminuindo o nariz. O diferencial do Bold Glamour em relação aos demais filtros seria o de não “desaparecer” mesmo quando as pessoas passam as mãos na frente da câmera do smartphone, como acontece, geralmente, com a maior parte dos filtros. Isso acontece porque o filtro usa recursos de machine learning para mapear com precisão o rosto dos usuários. Não se sabe, ainda, quem foi o criador do Bold Glamour.
Com a campanha #TurnYourBack, lançada no último dia 8, Dia Internacional da Mulher, a Dove fez parceria com várias criadoras de conteúdo, pedindo que elas utilizassem a plataforma para mostrar sua aparência natural, sem qualquer filtro. Na campanha, as criadoras de conteúdo exibem acne, poros, diferentes texturas de peles e elementos naturais que seriam escondidos por filtros.
Até agora, a hashtag #TurnYourBack – que conta com ao menos 12 vídeos patrocinados pela Dove – já contabiliza mais de 2,4 milhões de visualizações. A marca também postou um vídeo em sua conta oficial no TikTok para promover a iniciativa, acompanhada do texto: “Vire as costas. Porque nenhum filtro deve te dizer como você tem que ser”.
Nos vídeos compartilhados pelas parceiras de conteúdo da Dove são divulgados dados de uma pesquisa feita pela Edelman Data & Intelligence em 2020, que destaca como os filtros de mídias sociais podem afetar a confiança e autoestima das pessoas: 48% das meninas que regularmente utilizam filtros em suas fotos tem baixa autoestima e 77% das garotas usam algum tipo de filtro para retocar suas fotos antes de postá-las.
@dove No filter should tell you how to look. 80% of girls are already using filters by the age of 13. It’s no wonder their perception of beauty and their self-esteem are distorted. Help reverse the damage. #TurnYourBack on the Bold Glamour filter and digital distortion. Real beauty is bold. #RealBeautyIsBold #Dove #LetsChangeBeauty #NoDigitalDistortion #BeautyCommunity #SelfEsteem ♬ original sound – dove
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