Duolingo desafia usuários a ressuscitar mascote com lições no app
Plataforma de estudo de idiomas lançou uma campanha global para ressuscitar o Duo, cuja "morte" foi anunciada já alguns dias
Duolingo desafia usuários a ressuscitar mascote com lições no app
BuscarDuolingo desafia usuários a ressuscitar mascote com lições no app
BuscarPlataforma de estudo de idiomas lançou uma campanha global para ressuscitar o Duo, cuja "morte" foi anunciada já alguns dias
Larissa Santiago
19 de fevereiro de 2025 - 13h03
Duolingo anuncia desafio global para usuários ressuscitarem mascote através de lições no app (Créditos: Divulgação)
Após o aplicativo Duolingo anunciar a morte do seu mascote Duo na última semana, o perfil da marca agora lançou a campanha global “Bring Back Duolingo”, desafiando todos os usuários a completar lições para trazer a coruja de volta.
A iniciativa promete recompensas e surpresas para quem se engajar no desafio – que é global. Inclusive, há um site contabilizando qual país está mais envolvido nas lições. Até o momento, o ranking é liderado pelos Estados Unidos, Alemanha e China. Logo após, vem a Índia e, então, o Brasil.
Para participar da campanha, é necessário baixar o app do Duolingo na loja de aplicativos. Está disponível para iOS e Android.
Depois, ao acessar o site da campanha, há uma mensagem misteriosa indicando que Duo desapareceu e que seu retorno depende do progresso dos estudantes.
Cada lição concluída dentro do app ajuda a “reviver” a mascote, com a conquista de XP (ou ofensivas). O desafio só será completado após a conclusão de 50 bilhões de XP. É possível acompanhar a contagem aqui.
O objetivo da ação de marketing é motivar os usuários a concluir as lições de forma constante, estimulando o aprendizado de idiomas de maneira divertida e gamificada. O Duolingo oferece mais de 100 cursos em mais de 40 idiomas diferentes.
Com 7,7 milhões de seguidores no TikTok, mais 1,3 milhão no Instagram e outros fãs nas demais redes sociais, o perfil brasileiro do Duolingo tem apostado na espontaneidade e na repercussão de assuntos do dia a dia, criando uma conversa contínua com o público.
Até por isso, no próprio post sobre a possível morte da mascote, vários outros perfis de marcas comentaram, brincando com a situação e lamentando a ausência da coruja.
De acordo com Analigia Martins, diretora de marketing da plataforma no Brasil, a atividade da coruja nas redes sociais está em consonância com o propósito da marca de simplificar o processo de aprendizado de idiomas de forma divertida por meio do entretenimento.
Em entrevista ao Meio & Mensagem, no ano passado, a diretora de marketing comentou sobre as estratégias e cuidados com a linguagem que a marca adota nas redes sociais.
“As pessoas dizem que o Duolingo só posta conteúdo engraçado, mas não é bem assim. Tem muito estudo e muito propósito por trás disso”, comenta. Isso inclui, ainda, não entrar em tópicos que possam gerar polêmicas, como religião, política e violência”, comentou.
Compartilhe
Veja também
Artplan e Jellyfish vencem concorrência da montadora chinesa GWM
Anunciante deixa a Asia, agência da qual foi o cliente fundador, e divide sua verba, com a Artpan ficando com criação e mídia off-line e a Jellyfish, com a fatia digital
W+K e Beats, da Ambev, retomam parceria de comunicação
Depois de sete anos, agência independente volta a ser agência full service da marca de bebidas