Effie Awards Brasil lança prêmio para universitários
Alunos de oito universidades serão desafiados a propor um plano de comunicação para Bradesco, Camil, Hershey’s ou P&G, na disputa pelo novo Effie College Brasil
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Thaís Monteiro
7 de agosto de 2017 - 16h34
Em sua 10ª edição, o Effie Awards Brasil, realizado por Meio & Mensagem, abre espaço para estudantes de comunicação e administração de empresas, que poderão concorrer ao novo prêmio College. Para lançar o projeto, o Effie Brasil convidou oito universidades e quatro grandes anunciantes para propor um desafio aos estudantes, com a finalidade de ampliar a proximidade entre o meio acadêmico e o profissional e de promover uma experiência realista sobre o mercado publicitário.
“O Effie Brasil está completando dez anos e o Meio & Mensagem tem tido mais contato com as universidades, tentando cumprir um pouco o papel de unir a academia com o mercado profissional, dois públicos que atingimos com o nosso conteúdo”, diz Marcelo Salles Gomes, vice-presidente do Grupo Meio & Mensagem. Para ele, a oportunidade é única e pode abrir portas aos participantes. “É uma premiação de grande dimensão. Ter a chance de concorrer a um prêmio respeitado, durante a universidade e trabalhando com empresas reais e cases reais é uma oportunidade única”, completa.
Até o dia 23 de agosto, alunos a partir do quinto semestre dos cursos de comunicação ou administração de empresas de oito universidades em São Paulo podem formar equipes de três a quatro integrantes para participar da competição. São elas Anhembi Morumbi, Cásper Líbero, ESPM, Faap, Mackenzie, Metodista, PUC e USP. As inscrições são feitas pelo site do Effie College. Depois disso, entre os dias 28 e 31 de agosto, os grupos serão divididos entre as marcas participantes e receberão os briefings para serem solucionados durante o mês de setembro.
Os anunciantes participantes que irão passar briefings reais para os estudantes são Bradesco, Camil, Hershey e P&G, com a marca Pantene. As empresas irão receber os alunos nas suas instalações para dialogar com as equipes de marketing, a fim de que os concorrentes tenham melhor conhecimento sobre as necessidades e valores de cada marca.
Os cases concorrentes deverão ser entregues até o dia 30 de setembro. Depois disso, um júri composto por executivos das marcas e profissionais convidados pelo Meio & Mensagem avaliará os trabalhos segundo quatro critérios: Estratégia, Insight e objetivo; Criatividade; Execução da ideia e Metodologia de medição de resultados. Os trabalhos que atingirem as três maiores notas para cada uma das quatro marcas participantes serão finalistas e concorrerão à grande final, que acontecerá em 24 de outubro, no Teatro Santander, em São Paulo, data em que também serão entregues os troféus para todas as categorias profissionais do 10º Effie Awards Brasil.
“O Effie College favorece todos os alunos pela experiência e pela oportunidade de estabelecer conexões dentro da indústria. Quem sabe a competição não abre portas a eles?”, diz Marcelo. Segundo ele, o objetivo é expandir o projeto para mais universidades nos próximos anos. “O primeiro ano é para a gente ter uma dimensão maior do tamanho que o projeto pode ter e como podemos agir para que ele cresça nas próximas edições”, explica.
O Effie Awards foi criado nos Estados Unidos em 1968 pela American Marketing Association (AMA). Atualmente, é realizado em cerca de 50 países. Já o Effie College completou oito anos desde sua fundação nos EUA em 2009.
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